Notícia

Torcida do Bahia é a que mais aumentou compras relacionadas ao próprio clube no Brasil em 2023, aponta estudo

handler

Levantamento mostra que torcedores do time estão em 4º lugar entre os que mais compram, e em 6º considerando valor total gasto

A torcida do Bahia está entre as que mais consomem em segmentos relacionados ao seu time no país, e é a que mais aumentou o número de compras com alguma conexão com seu clube de 2022 para 2023, período em que o time subiu da Série B para A do Campeonato Brasileiro. Levantamento do Itaú Unibanco mostra que a torcida “abraçou o time” e o Tricolor de Aço: o time registrou alta de 98% nas transações feitas por seus torcedores, e de 120% no total gasto por eles. Isso coloca a torcida em 2º lugar no Brasil entre os que mais tiveram avanço no faturamento – atrás apenas do Fluminense – e em 1º lugar entre os que mais evoluíram no número de transações.

O estudo considera as transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os clubes – sócio torcedor, compras no estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial – e contempla as transações realizadas no 1º semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.

O crescimento importante fez o time figurar no topo da tabela de gastos dos torcedores – no ranking considerando os times com as 15 maiores torcidas do Brasil, o clube aparece em 4º lugar entre os que torcida mais faz transações, e em 6º lugar em valor total gasto.

“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. É interessante analisar os movimentos que o consumo dos torcedores apresentam em cada time e estado. Optamos por delimitar o levantamento aos segmentos que temos certeza que estão relacionados aos times, mas sabemos que os campeonatos movimentam também outros setores, como transporte, alimentação, bebidas, entre outros. Mas os dados que analisamos nos trouxeram insights valiosos sobre o comportamento das torcidas, inclusive mostrando como varia a faixa etária mais engajada em algumas delas”, afirma Moisés Nascimento, diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco.

No caso do Bahia, diferentemente da média nacional – na qual a geração Y (nascidos entre 1981 e 1996) lidera – a geração X (nascidos entre 1965 e 1980) é a que mais consome, com 38% das transações e 39% do total gasto.

Os dados fazem parte do estudo Análise do Comportamento de Consumo, relatório que traz um panorama dos gastos dos brasileiros; neste caso, a análise foi feita com baste nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco (maior emissor do país).

Compras nos dias de jogos

Além do consumo relacionado aos clubes, o estudo também traz um olhar sobre as compras realizadas pelos torcedores nos dias de jogos dos seus times – mostrando como é o comportamento. No Bahia, 32% dos torcedores consomem em restaurantes antes dos jogos, e 18,5% deles realizam transações nos clubes.

“Essa análise mostra que não só os segmentos relacionados a ir ao estádio ou acompanhar o jogo pela TV são movimentados nos dias de jogos, mas confirma um movimento de compra de ingressos para as partidas no mesmo dia de sua realização”, comenta o diretor de Dados e Analytics do Itaú.