Notícia

III Camp Abilities Brasil/Uesc começa sexta-feira

thumbnail_abilities

Acampamento promove atividades para pessoas com deficiência visual

Um acampamento com atividades para pessoas com deficiência visual é a proposta do Camp Abilities, que terá sua terceira edição no Brasil de 20 a 22 de outubro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA). Com o fim de promover a inclusão, o objetivo do programa é oferecer vivências esportivas e artístico-culturais a pessoas cegas, com baixa visão ou surdo-cegueira, público que ainda possui pouco acesso a esses eventos.

A programação do acampamento inicia-se na sexta-feira, no Complexo do Parque Desportivo do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, a partir das 8 horas, com café da manhã, credenciamento e reunião com os acampantes, seguida de apresentação do Coral da Uesc, trilha no Jardim Sensorial, mapeamento da Coleção de Mamíferos, visita à Fábrica de Chocolates da Economia da Solidária (ChocoSol) e ao Observatório Astronômico. No sábado, dia 21, atividades de jiu-jítsu, capoeira, ginástica artística, goalball, dança e gincana no Parque Desportivo. No domingo, acontecerá o encerramento.

O III Camp Abilities Brasil/Uesc será realizado com uma turma de aproximadamente 25 adolescentes e adultos com deficiência visual. Trinta e três estudantes do curso de Educação Física atuarão como monitores, o que, além de contribuir com a formação acadêmica, promoverá sensibilização no tocante à temática da deficiência visual. O acampamento faz parte das atividades da disciplina Oficina Pedagógica VI de Educação Inclusiva.

O acampamento de esportes adaptados foi idealizado pela Profa. Dra. Lauren Lieberman e acontece em diversos locais, que incluem Long Island, Nova Iorque, Alasca, Arizona, Pensilvânia, Flórida, Porto Rico, Maryland, Califórnia, Texas e Irlanda. Atualmente, existem 29 Camp Abilities no mundo, com esforços para criação de mais acampamentos. No Brasil, a Uesc foi a primeira Universidade a oferecer esse tipo de acampamento, em 2015.