Notícia

Direto do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia

Os parlamentares apresentanram opiniões divergentes sobre o trabalho nas comissões e no plenário duarnate a sessão

O funcionamento das sessões na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) gerou intenso debate durante o pequeno expediente desta segunda-feira (16), com os parlamentares apresentando opiniões divergentes sobre o trabalho nas comissões e no plenário. Conduzida inicialmente pelo presidente em exercício da ALBA, deputado José Raimundo Fontes (PT) e, posteriormente, pelo 2º secretário, deputado Samuel Júnior (Republicanos), a primeira sessão da semana teve pronunciamentos sobre a agenda de visitas ao interior do estado e comunicação de eventos na capital baiana.

Felipe Duarte (PP) registrou ter acompanhado, no final de semana, a agenda do governador Jerônimo Rodrigues em alguns municípios. Ele elogiou a entrega de escola estadual em Pindaí, e agradeceu a inauguração de duas estradas na região: uma ligando Pindaí ao Distrito de Guirapá, e outra ligando Candiba a Guanambi.

Alan Sanches (UB) cobrou uma maior participação da bancada governista nas sessões para enriquecer os debates. O líder da oposição salientou que gostaria de discutir temas como segurança pública, a fila na regulação da saúde, e as cirurgias de joelho e quadril na rede pública hospitalar estadual.

Samuel Júnior (Republicanos) se associou à fala de Alan Sanches e enalteceu as ações do Orfanato Evangélico da Igreja Assembleia de Deus, de Feira de Santana, que completou 76 anos de fundação na quinta-feira (12). Ele também falou sobre encontro da União de Jovens da Assembleia de Deus, em Salvador, com a participação de quase oito mil pessoas.

Pedro Tavares (UB) parabenizou o município de Mutuípe, que comemorou, no feriado de Nossa Senhora Aparecida, mais um aniversário de emancipação política. O parlamentar elogiou a administração local pela inauguração da nova Avenida Beira Rio e a organização da tradicional micareta, que, segundo o deputado, atraiu muitos visitantes da região.

Rosemberg Pinto (PT) defendeu que a segunda-feira fosse reservada para um maior debate dos projetos de lei no âmbito das comissões permanentes. Para o petista, as terças e quartas deveriam ser priorizadas para votação de projetos, porque acredita que a finalização do processo legislativo acontece mesmo no plenário.

José Raimundo Fontes (PT) relatou presença na comitiva do governador a Pindaí, Candiba e Guanambi, além de registrar que visitou Igaporã, onde participou de uma plenária com lideranças locais. Ele informou que representa a ALBA, nesta terça (17), na Conferência de Segurança Alimentar com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

Tiago Correia (PSDB) criticou a ViaBahia por não realizar melhorias nas rodovias pedagiadas, citando acidente com duas carretas na BR-116, no município de Cândido Sales. O tucano também mostrou-se preocupado com o cancelamento da cessão do Complexo de Escuta Protegida da Criança e do Adolescente, em Vitória da Conquista.

Robinho (UB) denunciou os gastos de ministros do governo federal que, de acordo com ele, teriam usado aviões da FAB para assistirem ao jogo da final da Copa do Brasil. O deputado também criticou o presidente Lula, que, de acordo com o legislador, teria gastado R$ 45 milhões em viagens internacionais em pouco mais de nove meses de mandato.

Fabíola Mansur (PSB) se solidarizou com a seleção de Cachoeira, cujo ônibus foi atacado, com pedras e pauladas, em Ipiaú, quando chegavam para a partida pelo Campeonato Intermunicipal de futebol. Ela convidou a todos para o Festival Literário de Cachoeira (Flica), que acontecerá, de 26 a 29 deste mês, no município do Recôncavo baiano.