Notícia

Arte do pintor Menelaw Sete encanta visitantes na Alba

Exposição do artista fica até sexa-feira, no Saguão Josaphat Marinho da ALBA

Cores e formas repletas de significado estão ao alcance de servidores e visitantes que passam pelo Saguão Josaphat Marinho, na entrada principal da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Desde segunda-feira (16), a exposição Traços Públicos, do renomado artista plástico Menelaw Sete, tem embelezado o local e atraído os olhares dos apreciadores da arte.

Segundo Menelaw, a exposição, aberta ao público, é uma celebração da diversidade das funções sociais e das diferentes contribuições para a construção de uma sociedade plural. “Em cada quadro utilizei cores fortes, criando alma para dar vida e alegria nas imagens. Eu vim com o psicodélico voltado para o social”, afirmou o artista, para quem cada tela é uma obra-prima que encanta e desafia os observadores a explorarem sua profundidade simbólica.

Perto de completar 60 anos de idade, o artista destaca, entre as imagens, um músico mergulhado na paixão da melodia, uma enfermeira que irradia cuidado e compaixão, um arquiteto imerso na construção do futuro, um cozinheiro que transforma ingredientes em poesia culinária, uma florista que dá vida a cada pétala, e até um pássaro que simboliza a natureza em toda a sua majestade.

Servidores da ALBA, visitantes e parlamentares apreciaram a exposição. Para o deputado Matheus Ferreira (MDB), a arte de Menelaw Sete apresenta a Bahia para o mundo, valorizando a cultura baiana. “Venho prestigiar essa força que tem levado a cultura da nossa Bahia para o interior e para o exterior. Parabenizo o artista pelos seus quadros, pela ideologia e cultura, que ele transmite. Nós temos que entender que a cultura também faz parte da política. Temos que prestigiar e apoiar sempre”, destacou Ferreira.

Ao todo, são doze telas pintadas a partir do cubismo afrobrasileiro, como define o autor. A exposição ficará na ALBA até esta sexta-feira (20). “Ele trouxe essa exposição para nos presentear, pois foi uma semana antes do Dia do Servidor Público. Uma amostra coloridíssima, com a cara da nossa Bahia. Ele é internacionalmente conhecido. Seu colorido e suas pinceladas são uma iluminação divina”, afirmou a coordenadora do Programa Exposição de Obras de Arte, da Escola do Legislativo, Maritza Novato.

RECONHECIMENTO

O artista visual baiano, reconhecido no exterior como o “Picasso Brasileiro”, é um autodidata que incorporou traços africanos ao cubismo, em semelhança ao mestre Pablo Picasso. Ele recebeu a Medalha Thomé de Souza, a honraria máxima concedida pela Câmara de Salvador, e também foi homenageado, com o título de professor ilustre, pela Escola Superior de Belas Artes de São Francisco de Córdoba, na Argentina.

Na Itália, seu engajamento artístico foi recompensado com a inauguração de uma Sala Museu permanente, tornando-se o primeiro artista latino-americano a receber essa distinta honraria do Governo Italiano. Além disso, suas obras estão presentes em importantes acervos, como o Museu de Antropologia de Frankfurt, o Consulado Brasileiro em Atlanta e a Casa da América Latina em Bruxelas, entre outros locais de destaque. (Ascom Alba)