Notícia

Mais de 10 mil pessoas compareceram aos serviços de saúde, cidadania e shows na Feira da Criança, no sábado (21)

Fotos-Rafael-MartinsGOVBA-2023-10-21-at-14.46.06-1-696x464

Serviços de saúde, cidadania e atividades culturais atraíram mais de 10 mil pessoas para a Feira da Criança, neste sábado (21), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Na ação promovida pelo Governo do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), as consultas oftalmológicas, os exames de ultrassonografia e os tratamentos dentários foram os mais procurados pelo público infantojuvenil, de 3 a 18 anos. O governador Jerônimo Rodrigues, a primeira-dama e presidente das VSBA, Tatiana Velloso, e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, estiveram presentes pela manhã.

Com o objetivo de facilitar o acesso e assegurar agilidade no atendimento, os serviços de saúde e cidadania foram 100% agendados pela internet. Qualquer pessoa poderia entrar no site http://feiradacrianca.saude.ba.gov.br, se cadastrar e escolher até três serviços, indicando o turno de sua preferência. “Além de simples, ágil e transparente, essa forma de ofertar saúde promove respeito e dignidade, pois ninguém é obrigado a dormir numa fila ou chegar de madrugada para assegurar uma senha de atendimento, como, infelizmente, vemos em ações municipais”, comenta a secretária Roberta Santana, lembrando que a Feira também acontece domingo (22).

Para o governador, a feira é uma oportunidade para que as famílias levem as crianças, filhos e netos, e, assim, possam tomar gosto pela ação preventiva: “seja a saúde bucal, consultas, exames, vacinas. Aqui, por exemplo, nós estamos no Pedro Melo, onde há o estímulo para as crianças tirarem seus documentos, a sua identidade, e já acaba sendo um exercício de cidadania. Então, a Secretaria de Saúde vem fazendo isso sempre que pode. Tivemos uma feira para idosos, a de mulheres e essa aqui, por estarmos no mês de outubro, no mês das crianças, é um incentivo e um atendimento especial às crianças e adolescentes também”.

A empregada doméstica Jane Maria de Jesus levou os dois netos, de 4 anos, para consultas e vacinas. “Já tava há tempo procurando oftalmologista pra criança pelo SUS e a gente não conseguia. Aí, minha nora conseguiu aqui. Foi rápido”, comemora.

Para além dos serviços agendados, as famílias também puderam aproveitar shows, atividades pedagógicas e lúdicas, com livre acesso. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) conquistou a criançada com a série “Ovinhos no trânsito”. Tratam-se de vídeos que trazem, de forma lúdica e divertida, um conteúdo sobre segurança no trânsito pensado pelo olhar da criança e que também funciona como instrumento de reflexão e aprendizado para os pais/responsáveis.

O público ainda se divertiu com Edd Bala e sua Fanfarra Mágica, com direito a palhaço e pernas de pau. A fanfarra da Polícia Militar da Bahia (PMBA) também animou a criançada.

Serviço diferenciado

Em uma ação inédita, o Governo do Estado ofertou consultas e tratamentos odontológicos com vagas exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Inicialmente, foram ofertadas 60 vagas, mas conseguimos expandir para 110, em virtude da alta demanda”, explica o coordenador da feira, Edvaldo Gomes. Já a Secretaria da Administração (Saeb), por meio do SAC Móvel, participou com a emissão da primeira e segunda via do RG de forma gratuita.

Para ter acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necessário apresentar o cartão do SUS, Certidão de Nascimento/RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.

Serviços agendados

• Oftalmologia (consulta)
• Consulta com nutricionista
• Odontologia (avaliação e tratamento dentário)
• Odontologia (avaliação e tratamento dentário) exclusiva para pacientes com TEA
• Eletrocardiograma
• Ultrassonografia (parede abdominal)
• Ultrassonografia (abdome total)
• Ultrassonografia (vias urinárias)
• Ultrassonografia (saco escrotal)
• Cirurgias eletivas (hérnia inguinal, epigástrica e umbilical)
• Laboratório de coleta de sangue
• Vacinação (vacinas de rotina, HPV e Covid-19)
• SAC – Emissão de RG (primeira e segunda via)

Fonte: Ascom/Sesab