Notícia

Dia Mundial de combate à pólio: Rotary Club de Itabuna leva vacinação à creche Irmã Margarida

thumbnail_WhatsApp Image 2023-10-18 at 09.37.22 (1)

O Rotary Club de Itabuna, em parceria firmada com a Rede Frio que já acontece pelo quarto ano consecutivo, irá distribuir a vacina contra a poliomielite nesta terça-feira, 24 de outubro, a crianças menores de cinco anos que frequentam a Creche Irmã Margarida, no bairro Maria Pinheiro. Ali, funciona um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário – NRDC, que é formado por um grupo de não rotarianos atuando junto com o clube de Rotary em seus projetos para trazer ganhos à comunidade local.

Atuando mais uma vez neste trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, serão levadas também doses de imunizantes para a atualização da caderneta de vacina de adolescentes, adultos e idosos, além dos pequenos. A ação do clube de serviço conta com uma programação completa que inclui recreação e lanches para a criançada e acontece com o apoio das senhoras da Casa da Amizade – formada pelas esposas dos rotarianos, e dos membros do Rotaract Club Itabuna Universitários, representando as novas gerações, que estão somando a este projeto.

“A nossa perspectiva é de que seja feita uma grande festa. As crianças da comunidade irão receber a vacina contra pólio e doses de proteção contra outras doenças e participar de atividades muito especiais que estamos preparando! Será um dia maravilhoso!”, explica a presidente 2023/2024 do Rotary Club de Itabuna, Adriana Mozer, que coordena o projeto desde 2020, primeiro ano de ação.

A líder rotariana lembra que este dia D, 24 de outubro, é a data estabelecida pelo Rotary International para intensificar a campanha e recomenda a todos os pais, responsáveis e cuidadores que não deixem de levar as crianças até os locais onde estão disponíveis as doses contra a ameaça da paralisia infantil. Em anos anteriores, a campanha já havia contemplado as comunidades da Zona Rural do município, tendo a Saúde e Rede Frio disponibilizado o material e profissionais, enquanto o Rotary ofereceu a logística necessária para que a vacina chegue ao alcance do público que mora nessas comunidades que necessitam de maior assistência.

O combate à pólio é um projeto de grande responsabilidade do Rotary, que em sua atuação em todo o mundo já alcançou a redução de 99,9% dos casos de paralisia desde que lançou a campanha Pólio Plus em 1985. Nestes 38 anos, graças à dedicação, doação e empenho de rotarianos e seus parceiros em inúmeros projetos, a gotinha da pólio já foi recebida por mais de 2,5bi de crianças.