Notícia

Bahia conquista 1º lugar no Edital BNDES/FIDA do Projeto Sertão Vivo e abre caminhos para o Semiárido

WhatsApp Image 2023-10-24 at 12.31.22

Na terça-feira (24/10), o Governo Federal anunciou o inovador projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste, marcando mais um ponto de virada para o clima Semiárido. E a Bahia tem todos os motivos para comemorar, pois não apenas faz parte desse projeto transformador, mas conquistou o primeiro lugar no Edital de Seleção Pública de propostas de resiliência climática em áreas rurais de clima Semiárido.

O destaque baiano veio por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que apresentou um projeto que envolve a inclusão socioprodutiva com foco na sustentabilidade e no pagamento de serviços ambientais para o Semiárido. A avaliação alcançada foi expressiva, evidenciando o compromisso do estado em lidar com os desafios climáticos e socioeconômicos.

O coração do projeto está na implantação de Sistemas Produtivos Resilientes ao Clima, na melhoria do acesso à água para a produção rural e na gestão das experiências e aprendizados. Essas ações são projetadas não apenas para criar uma transformação local, mas também para servir como um modelo replicável em grande escala. O projeto vai beneficiar cerca de 75 mil famílias, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais, de 35 municípios baianos.

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, marcou presença na solenidade e destacou a importância do projeto. “A Bahia, liderando o caminho em resiliência climática, está definindo um exemplo brilhante de como enfrentar os desafios do clima no Brasil. O Sertão Vivo promete não apenas transformar paisagens rurais, mas também a vida de milhares de pessoas, mostrando que é possível promover a resiliência climática em áreas afetadas pelo clima Semiárido e construir um futuro mais sustentável”.

O Sertão Vivo investirá um total de R$ 1,75 bilhão nas propostas dos quatro estados selecionados, com destaque para a Bahia, que terá recursos da ordem de R$ 299 milhões. Os agricultores envolvidos desempenharão um papel fundamental na promoção de práticas que garantem o acesso à água, aumentam a produtividade e a segurança alimentar e nutricional, melhoram a resiliência dos sistemas de produção agrícola, restauram ecossistemas prejudicados e reduzidos para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

O anúncio do projeto não apenas trouxe reconhecimento à Bahia, mas também foi palco da assinatura do Contrato de Financiamento entre o BNDES e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), marcando um passo importante na implementação do Sertão Vivo. Além disso, foi anunciada a expansão do projeto, com recursos próprios do BNDES, reforçando o compromisso em contribuições para o desenvolvimento sustentável em áreas cruciais do Nordeste.

O evento contou com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues e outros governadores do Nordeste, entre outras autoridades.