Notícia

Direto do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia

A condução dos trabalhos foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), e depois passada ao primeiro vice-presid

Assuntos como educação, agronegócio, infraestrutura rodoviária, transporte público e cultura estiveram em pauta, na sessão ordinária desta quarta-feira (25), no Plenário Orlando Spinola, no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. A condução dos trabalhos da Mesa foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), e depois passada ao primeiro vice-presidente, deputado Zé Raimundo Fontes (PT).

Em sua intervenção, o chefe do Legislativo informou que pediu ao governador Jerônimo Rodrigues e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, a adoção de medidas para atender a população de municípios baianos que sofrem com os efeitos da seca. Adolfo Menezes lamentou que o governo Jair Bolsonaro tenha cortado verba para a Operação Carro Pipa, programa que atendia moradores do semiárido brasileiro atingidos pela falta das chuvas.

Zé Raimundo usou a tribuna para anunciar que o governador Jerônimo Rodrigues visitará Vitória da Conquista, nos dias 9 e 10 de novembro, por ocasião dos festejos do aniversário de 183 anos de emancipação do município. Na oportunidade, relatou o parlamentar, o chefe do Executivo vai anunciar investimentos em diversas áreas para o povo conquistense.

Sandro Régis (UB) disse ter sido surpreendido de forma negativa, nesta semana, com a notícia de que o governo baiano cancelou a realização da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro). O legislador afirmou que os prejuízos, para os produtores rurais que aguardavam a realização do evento, serão incalculáveis.

Olívia Santana (PC do B) criticou a prestação de serviço da concessionária ViaBahia, empresa que administra as rodovias federais BR-324 e BR-116. Ela também saudou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, pelo lançamento da Política Nacional Aldir Blanc, que vai repassar, aos estados e municípios, um montante de R$ 15 bilhões até 2027.


Dr. Diego Castro (PL) manifestou sua contrariedade com a notícia de que o governo baiano cancelou a realização da que seria a 33ª edição da Fenagro. Ele frisou que a última edição aconteceu, há quatro anos, na capital baiana, e destacou que a feira havia se consolidado como a maior do segmento, no Norte e Nordeste, e um dos maiores do país.

O líder da Maioria, Rosemberg Pinto (PT), enalteceu a aprovação da urgência do PL do Executivo que institui o programa Bahia Sem Fome. O petista anunciou sessão especial, proposta por Bobô (PCdoB), para debater o paratletismo no Estado e, por fim, chamou atenção para conflito de terras em Porto Seguro, pedindo apoio do Judiciário para a resolução do impasse.

Hilton Coelho (Psol) pediu ao governo celeridade na nomeação de professores, que já foram aprovados em concurso público, para as universidades estaduais. Ele relatou que alunos beneficiários de programas de apoio estudantil estão perdendo o incentivo, porque não estão alcançando a carga horária de aulas exigida, devido à falta de docentes.


Robinson Almeida (PT) criticou a fala do prefeito de Salvador, que teria apontado piora no transporte da capital após implantação do metrô. O petista argumentou que o sistema metroviário é um dos maiores do país e se tornou o principal modal da capital. Ele também disse que a modalidade de concessão onerosa da prefeitura tornou a passagem mais cara.

O líder da Minoria, Alan Sanches (UB), manifestou discordância do posicionamento de Robinson Almeida e explicou que a fala do prefeito Bruno Reis foi no sentido de que a partilha, adotada para as empresas de ônibus e o metrô, prejudicou o empresariado. Sanches ainda criticou a frota do transporte metropolitano, que é gerida pela Agerba. (Ascom Alba)