Notícia

Prefeitura vai entregar mais de 25 toneladas de alimentos do PAA a instituições assistenciais de Itabuna

Gêneros do PAA Itabuna - Foto arquivo

A Prefeitura de Itabuna se prepara para entregar, a partir da próxima segunda-feira, dia 6,  mais de 25 toneladas de alimentos para 15 instituições que integram a rede socioassistencial que atende crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Na semana passada 24 toneladas foram entregues numa primeira etapa. Os alimentos são produzidos pelas comunidades rurais assistidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) e fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O coordenador municipal do PAA de Itabuna, Marcelo Lisboa, disse que a variedade de alimentos é enorme e inclui desde frutas (mamão, coco, manga, laranja, banana da terra, jenipapo, jaca, etc.) raízes e tubérculos (inhame, aipim, batata) e ainda beiju, biscoito e bolos caseiros, farinha de tapioca e de puba, dentre outros.

“É grande a variedade de gêneros alimentícios que as instituições assistenciais e filantrópicas recebem, gratuitamente. Outra vantagem é que são orgânicos, com melhor valor nutricional e de excelente qualidade, o que garante vida mais saudável para quem consome”, frisou o coordenador.

Ele adianta que na segunda-feira as primeiras instituições a receberem os alimentos são a Casa de Lió, FUNDESB, Ijexá e Fundação Baldoíno Azevedo. Na terça-feira, o Abrigo São Francisco de Assis, Centro POP, Casa da Criança, Casa do Adolescente e Casa de Mulher. 

Na quarta-feira, dia 8, será a vez da Creche Irmã Margarida, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC), GAPA e Lar Fabiano de Cristo. E, por último, as instituições Aconchego e Fala.

  O titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, ressaltou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Ele destacou que é um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar e de promoção da segurança alimentar e nutricional.

“O PAA tem uma cadeia de benefícios que se estende desde os 191 pequenos produtores das 13 associações rurais cadastradas no município às instituições assistenciais beneficiadas regularmente pela distribuição dos gêneros alimentícios”, frisou Moacir Smith.     

Ele disse ainda que Itabuna é privilegiada por integrar o PAA, principalmente por ser o 5º município no Brasil  a receber o maior volume de recursos do programa. Neste ano, são repassados um total de R$ 1.092.000,00 pelo Governo Federal. A expectativa para o próximo a expectativa é que esse valor aumente para mais de R$ 2 milhões com a inclusão de mais agricultores familiares.

O titular da SEAGRIMA afirmou que esse repasse continuado pelo Governo Federal se deve à capacidade técnica, operacional e a transparência do município na execução de um programa dessa magnitude que beneficia a centenas de pessoas e agricultores familiares.

Para concluir Smith Lima explicou que cada pequeno produtor tem seu próprio cartão de crédito, cujo valor da venda de produtos é creditado diretamente em sua conta bancária, após a pesagem e entrega.