Notícia

Prefeitura de Itabuna divulga a programação da campanha Novembro Azul

Mutirão do Diabetes é realizado anualmente em Itabun com exame do fundo do olho - Foto arquivo

A partir de hoje, dia 1º, inicia-se a campanha Novembro Azul, cujo objetivo é promover a sensibilização e conscientização para prevenção do câncer de próstata e do diabetes. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar ações durante todo o mês dedicado à saúde do homem.

As ações envolvem a promoção da atenção integral à saúde, prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de próstata do público masculino, além da sensibilização quanto à atenção integral à saúde. A iniciativa também abrange a promoção da saúde, prevenção do Diabetes Mellitus e de suas complicações.

Na programação, a partir do domingo, dia 5, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participará do início do Mutirão do Diabetes realizado pela ONG Unidos pelo Diabetes em Ação, quando haverá a tradicional “Pedalada Azul”, “Aulão Aazul”, dentre outras ações, em frente ao Hospital de Olhos Beira-Rio.

No dia 8, das 8 às 12h, na Praça José Bastos, acontece um Pit-Stop do Novembro Azul  que agrega às ações do Departamento de Atenção Primária. Haverá a exposição de faixas, distribuição de panfletos, aferição de pressão arterial (P.A),  orientação nutricional, dentre outros serviços.

A programação envolve especialmente ações nas unidades da Atenção Primária, que são os postos de Saúde da Prefeitura. Também haverá ações pontuais em algumas unidades, com atendimento do médico a cargo do especialista em urologia Dr. Julio Brito.

No dia 14, será na USF Mário Peixoto, no Jorge Amado; no dia 17, na UFS Jorge Amado (Rua de Palha); no dia 21, na USF Ubiratan Moreira (Itamaracá); no dia 24, na USF Francisco Benício ( Vila de Mutuns); no dia 25, na USF Nova Ferradas (Nova Ferradas), enquanto no dia 28, na UFS Lavígnia Magalhães (Conceição).

Além disso, haverá rodas de conversa para orientação dos usuários dos postos de saúde e também de outras unidades sobre as formas de prevenção, tratamento e fluxos de atendimento. Nos dias 1º, 8, 22, e 29, será para os assistidos pelo CERPAT.

Vale pontuar que as ações de intensificação acontecem no mês de Novembro em referência às campanhas, mas os atendimentos acontecem durante todo o ano. Por isso, é importante que a população se conscientize para que a prevenção seja realizada.