Notícia

Projeto ‘Ilhéus em Cores’ vai embelezar escadarias e pontos turísticos da cidade

{415A5D82-AB54-4CB0-CA0E-3DCCE87B1CC5}

Iniciativa que conta com apoio da Prefeitura, o “Projeto Ilhéus em Cores” representa mais uma alternativa para valorizar os espaços públicos da cidade, proporcionando harmonia visual e oferecendo à população local e turistas experiências afetivas em cenários criativos e instagramáveis. O trabalho é coordenado pelo Grupo Mulheres no Turismo de Ilhéus (GMT) e conta com apoio financeiro da SSN Incorporações, Grupo Vesúvio, G2 Investimentos, Construtora Almeida Carneiro, Rede Meira de Supermercados e Grupo Cana Brava.

Sob o olhar do artista plástico Rildo Foge, que desenvolve trabalhos no Brasil e no exterior, nesta etapa, os serviços de pintura artística estão sendo realizados na Escadaria da Rua Sete de Setembro (Ladeira do Gameleiro) e dá acesso ao bairro da Conquista, Teresópolis e Centro, um importante ponto de comércio. A primeira ação das 13 previstas no portfólio do projeto, inclui também a Ladeira do Bispo, que liga os dois sítios históricos mais importantes centrais, a Biblioteca Municipal, na Rua Visconde de Mauá e o Museu da Piedade, ponto turístico localizado no Alto Teresópolis.

A iniciativa vai contemplar também as ruas Visconde de Mauá, Ernesto Sá, Antônio Lavigne de Lemos, Calçadão da Marquês de Paranaguá, Avenida Soares Lopes e Avenida Dois de Julho, bem como a Praça Dom Eduardo, Praça Rui Barbosa, Bar Vesúvio, Teatro Municipal, Casa de Jorge Amado, Cristo Redentor e a Nova Ponte Jorge Amado, importante cartão-postal da cidade.

Sobre o GMT

O grupo formado por oito mulheres apaixonadas por Ilhéus é liderado por Maria Morais (Consultora em Paisagem Turística, Acanthus Travel, Cooperbom Turismo e Gestora de Projetos Internacionais), que criou o projeto e reuniu outras sete mulheres: Claudiana Figueiredo (Gestora Regional do Sebrae), Alessandra Marino (Restaurante Marostica), Zaira Morelli (Resort Eco Village Indaiá), Luciana Pauletti (Pousada Pauletti’s), Leila Miyazato (Pousada Praia Bela), Fabíola Pães Leme (Setur/Ba) e Ialends Resende (Psicóloga).

“Mulheres unidas por um propósito: transformar a paisagem turística da cidade gerando valor afetivo e sentido de pertença aos moradores, promovendo nos turistas um sentimento de conexão com a paisagem e os locais instagramáveis, os quais levarão de Ilhéus para o mundo”, afirmou Maria Morais.

Estima-se que cerca de 180 mil pessoas serão impactadas diretamente com as melhorias nos locais. “Apoiamos iniciativas que promovam o desenvolvimento social e econômico do nosso município. Além de deixar os espaços mais bonitos, esse trabalho vai facilitar a conservação e a limpeza, para que o público visitante e os moradores se sintam acolhidos em um cenário especial para fotografia”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Sobre o artista

Rildo Foge tem 40 anos e é escritor de rua através das artes visuais. No exterior, participou pela Cooperbom Turismo de um projeto financiado pela União Europeia, o Festival Internacional de Grafite realizado em Cabo Verde, na África, em 2018. É palestrante no tópico do “Movimento Urbano nas Artes Visuais”, com participações em diversos encontros de graffiti nacionais e internacionais.

Ele recebeu premiações de reconhecimento, a exemplo do importante “Troféu Jupará” por duas vezes, “Troféu Cacau de Ouro”, “Troféu 100 anos de Jorge Amado”, e diversos trabalhos feitos comercialmente.