Notícia

Colegiado da saúde da Alba realiza sessão itinerante em Ipiaú

Proponente da audiência, o deputado Eduardo Alencar (PSD) destacou a importância do concorrido evento, que foi aberto pelo deputado Alex da Piatã (PSD), presidente d

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira (10), em Ipiaú, a audiência pública itinerante “As Demandas da Saúde na Região do Médio Rio de Contas”. Deputados, vereadores, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais e clínicas e lideranças comunitárias participaram da reunião, aberta pelo presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD). “Estamos fazendo sessões por todo o interior com o intuito de debater, com a sociedade civil organizada, quais os problemas da área, para fazer os devidos encaminhamentos às autoridades competentes”, declarou o parlamentar.

Proponente da audiência, o deputado Eduardo Alencar (PSD) destacou a importância de abrir os microfones para mostrar a realidade da saúde em dezenas de municípios da região. “Vamos focar em estratégias e soluções inovadoras que possam elevar a qualidade e a eficiência dos atendimentos médicos locais, visando reduzir a necessidade de encaminhamentos de pacientes para hospitais de Jequié e Salvador”, salientou o médico ortopedista. O ex-prefeito de Simões Filho defendeu a união de todos os deputados em torno da temática, acreditando que, desta forma, “traçaremos um caminho para uma saúde mais acessível e resiliente para os habitantes desta importante região”.

Diversos parlamentares marcaram presença na sessão itinerante. O deputado Patrick Lopes (Avante) falou sobre as dificuldades da regulação médica e a falta de leitos. O ex-prefeito de Jitaúna também pediu mais investimentos para a Fundação de Saúde de Ibirataia. O deputado Niltinho (PP) lembrou os avanços da saúde com as Policlínicas Regionais e enalteceu a Casa Legislativa por sair da capital, percorrendo as cidades para ouvir as reivindicações da população. O deputado Hassan (PP), que já foi secretário municipal de Saúde de Jequié, agradeceu ao Governo da Bahia pela implantação da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), no Hospital Regional Prado Valadares, que atende a mais de 600 mil pessoas de 26 municípios da região.

Os representantes do legislativo municipal também se pronunciaram. Robson Moreira, presidente da Câmara, está preocupado com a regulação dos pacientes no Hospital Geral de Ipiaú. O vereador Claudio Manoel fez um apelo para resolver, junto à Embasa, a falta de água em Ipiaú. Já o vereador Humberto Costa advoga mais recursos para a atenção básica de saúde. Implantar uma UTI na cidade é a principal luta da vereadora Andreia Novaes. Para o vereador Cleber Souza, um dos problemas do HGI é a falta de medicamentos e equipamentos, comprometendo o atendimento. De acordo com o vereador Ivonilton Conceição, o município necessita de um banco de sangue.

Representando a prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça, a procuradora do município, Isabelle Araújo, assegurou que a gestora vem alocando recursos significativos para o setor de saúde. O dentista Mateus Menezes, presidente local do PSD, agradeceu ao deputado Alencar por destinar emenda parlamentar para compra de equipamentos de saúde. Marcos Barreto, prefeito de Itagibá, destacou sua obrigação de defender o SUS, que – segundo afirma – salvou milhões de vida durante a pandemia da Covid.

Três palestras foram realizadas no encontro. Ana Paula de Assis, diretora do Hospital Prado Valadares, de Jequié, fez uma explanação sobre a unidade de alta complexidade que possui 345 leitos, com emergência adulta, emergência pediátrica e centro cirúrgico que chega a fazer 40 cirurgias em 12 horas de trabalho. A gestora disse que o HGPV é referência nacional em Ortotraumas, primeiro lugar na Bahia em captação de córneas, além de ter avançado nos protocolos de tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Em 2022, o Prado Valadares fez 72.884 atendimentos na emergência, realizou 463.088 exames, 5.805 cirurgias e 22.438 atendimentos ambulatoriais. Precisamos fortalecer cada vez mais a rede de atenção à saúde para atender à crescente demanda”, acrescentou Ana Paula.

Daniel Dias, diretor do Hospital Geral de Ipiaú, anunciou que está inaugurando este final de semana uma unidade semi-intensiva, permitindo a realização de cirurgias ortopédicas, que representam 50% da regulação do estado. “Os avanços precisam continuar, respeitando o perfil do HGI, que vai ser contemplado com um aporte tecnológico, e a gente vai transformar o modelo digital do Hospital Geral de Ipiaú”, revelou . A secretária municipal de Saúde, Larissa Dias, apresentou um panorama completo sobre o atendimento nas 14 unidades de saúde, muitas delas requalificadas pela gestão, e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Programa Saúde nas Escolas. No final do encontro, o deputado Eduardo Alencar considerou que a reunião foi muito proveitosa, reafirmando que as propostas devem integrar um relatório a ser entregue à secretária da Sesab, Roberta Santana. (Ascom da Alba)