Notícia

Prefeitura de Ibicaraí entrega avenidas totalmente revitalizadas para a população local

thumbnail_MONALISA E O POVO

A espera finalmente acabou. Quando a prefeita Monalisa Tavares assumiu o executivo municipal, em janeiro de 2021, ela prometeu devolver para a população local as “antigas” avenidas Professor Otávio Monteiro e São Vicente de Paula, com suas larguras originais e suas diversas áreas de estacionamento, e toda a sua extensão revitalizada. Não foi fácil, mas dois anos e onze meses depois finalmente a promessa foi cumprida.

O fim de tarde da sexta-feira, dia 10 de novembro, foi marcado por um lindo por do sol, seguido de um grande público no estacionamento da feira para finalmente reinaugurar e entregar para o povo as avenidas. A ação teve início com a cantora Mariluce Macedo e banda dando um show. A vocalista ainda chamou para o palco a amiga Gleicy e os cantores locais Rogério e Olivério Leal, que deram uma “palhinha” para o grande público presente.

Em seguida a prefeita Monalisa Tavares subiu ao palco – montado no estacionamento da feira – com a secretária de Infraestrutura Yanca Soares, o presidente da Câmara de Vereadores, Herbert Santana e os vereadores Jonathas Soares, Aroldo Melo e Duartes. Se fizeram presentes ainda os secretários municipais: Luna Tavares (Saúde), Miriam Andrade (Educação), Olivério Leal (Cultura), Odemir Céo (Controle Interno), o vice-prefeito Adelson Oliveira e o vereador Chico do Doce.

Yanca foi a primeira a falar. Emocionada, a secretária falou de toda a luta para concluir essa obra com poucos recursos. Yanca lembrou da participação da prefeitura e a ideia inovadora de aplicar ‘concregrama’ entre o asfalto e a calçada, melhorando a drenagem da avenida. Por último a secretária lembrou que toda a sinalização e iluminação de LED foram feitas nas três avenidas com recursos próprios.

O vereador e presidente da Câmara, Herber Santana, foi breve e pediu que as pessoas lembrassem como era a cidade quando a atual gestão assumiu em janeiro de 2021. “É importante olhar para o futuro sem esquecer do passado recente. Monalisa recebeu uma cidade maltratada, com uma feira livre em condições insalubres no centro da cidade e hoje as pessoas têm orgulho de visitar nossa cidade”, disse Herbinho.

A prefeita Monalisa Tavares agradeceu a presença de todos e falou de mais uma promessa cumprida. A gestora lembrou como encontrou as avenidas e da luta para finalizar mais essa obra com pouco dinheiro em caixa. Monalisa falou das inúmeras reformas feitas nos postos de saúde, escolas e creches, das inúmeras ruas calçadas e as que estão sendo calçadas, das 150 casas que estão sendo feitas no Paletó e que em breve a sua gestão chegará nos Cajueiros e nos bairros Agripino Monteiro e no Delfino Guedes.

Breve resumo da reforma das avenidas

A prefeita Monalisa Tavares assim que assumiu encontrou as avenidas parcialmente ‘destruídas’ e abandonadas pela antiga gestão, além de pouco recurso para finalizar a obra inacabada.Foram meses de espera para a Caixa Econômica Federal (CEF) aprovar as modificações no projeto original. 

Além do pouco dinheiro em caixa, os inúmeros aumentos no preço do petróleo (principal componente para a produção de asfalto), dificultou e muito a conclusão da obra por parte da empresa que ganhou a licitação. Foi preciso que a atual gestão colocasse recursos próprios para concluir a obra. 

Mais de trezentos 300 metros de rede de esgotos foram trocados para resolver um antigo problema de alagamento em parte da avenida. A atual gestão trocou ainda toda a antiga iluminação por lâmpadas de LED nas três avenidas: Tancredo Neves (em frente da rodoviária), Professor Otávio Monteiro (até o posto Dois de Julho) e São Vicente de Paula (até o beco do Hospital).

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, juntamente com a empresa Gomes Serviços, pautaram o serviço em quatro etapas: a primeira foi a remoção de borrachudo em trechos de afundamento no asfalto, com reposição de brita graduada (BGS); a segunda etapa foi a aplicação de camada asfáltica nos pontos recuperados; a terceira etapa, feita pela Infraestrutura, foi a aplicação de ‘concregrama’, uma ideia inovadora das engenheiras Yanca Soares e Raysa Braitt. Um projeto piloto com uma linha ecológica que vai ajudar na drenagem e melhorar o paisagismo das duas avenidas; a quarta e última etapa foi a total sinalização das três avenidas e a revitalização da área de estacionamento da feira. (Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí)