Notícia

Governo do Estado entrega reforma de mercado e autoriza construção de mais uma unidade de beneficiamento de Mel

thumbnail_WhatsApp Image 2023-11-13 at 11.27.31

O final de semana foi de novidades para a agricultura familiar dos territórios Bacia do Paramirim e Litoral Sul do estado. Neste domingo (12), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou a reforma do mercado municipal de Itacaré e no município de Paramirim autorizou a implantação da unidade de beneficiamento de mel do Povoado Fundão dos Cardosos.

Em Itacaré, o mercado municipal passou por uma reestruturação completa com intervenções hidráulica, elétrica, pintura, pavimentação e calçamento de ruas de acesso ao mercado. Além disso, foram entregues 54 novos boxes, sendo 14 de carnes e 40 para agricultura familiar e itens diversos, e outras 95 barracas para os feirantes.

O secretário de Agricultura de Itacaré, José Alves Ferreira, conhecido como Bubu, exaltou a reforma realizada no local. “O mercado municipal não era calçado, era destampado e o pessoal sofria com as chuvas que molhavam as mercadorias. Agora, está todo mundo feliz porque o novo mercado vai garantir uma melhor comercialização, com segurança, conforto e higiene”, disse Bubu.

Segundo Bubu, o mercado agora vai funcionar semanalmente, o que vai impactar no número de pessoas no local e na renda de feirantes como Andreia de Jesus, da área de alimentação. “Agora está maravilhoso porque temos o nosso boxe, foi a melhor coisa que aconteceu. As nossas coisas agora ficam guardadas com segurança. Estou amando”, afirmou Andreia.

Paramirim

Já em Paramirim, o convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Paramirim (CDS Bacia do Paramirim) foi autorizado para a implantação da unidade de mel do Povoado Fundão dos Cardosos, o que vai trazer mais comercialização e renda para aproximadamente 75 apicultores.

O presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Povoado Fundão dos Cardosos, Givaldo Neves, analisou o impacto da nova unidade para a produção local. “Vai melhorar bastante porque teremos um local apropriado para a extração do mel, além de possibilitar um escoamento melhor da produção no mercado, já que poderemos regularizar os nossos produtos com o Selo de Inspeção Municipal (SIM)”, comemorou o presidente.

Outro impacto positivo da nova unidade é dar oportunidade para os apicultores egressos da Escola Família Agrícola de Paramirim, Botuporã e Tanque Novo, como explica Givaldo. “Essa nova unidade vai dar mais segurança para esses jovens permanecerem no campo e conseguirem sua própria renda, já que, com a nova unidade, a estimativa é de um aumento de 50% na renda dos apicultores que terão como comercializar os produtos”, reforçou.
A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).