Notícia

Uesc sobe no ranking

UESC

RUF aponta entre as melhores universidades do Brasil

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Ilhéus (BA), subiu treze posições no ranking das melhores universidades e centros de ensino superior brasileiros – o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, dia 13, pelo jornal Folha de São Paulo. A universidade agora está no 46º lugar no ranking nacional (Nota 66,41) e se mantém em segundo lugar na Bahia, atrás apenas da Universidade Federal da Bahia.

Suspenso na pandemia da covid-19, o RUF retorna após quatro anos, na sua nona edição, com uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país. No ranking divulgado em 2019, a Uesc aparecia no 59º lugar, com Nota 62.

A Uesc figura como a primeira colocada entre as universidades estaduais baianas. O Ranking Universitário Folha avalia cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, afirmou que recebe “com muita alegria e, ao mesmo tempo, com serenidade, essa avaliação. A Universidade, pela primeira vez, de fato, está sendo avaliada desde o período em que nós tomamos posse, de 2020 para cá, e isso consta que durante esse período nós tivemos avanços significativos, fruto do trabalho de docentes, de técnicos, da dedicação dos discentes, mas lógico que estamos colhendo também resultado de todo o trabalho construído desde o início da nossa universidade.”

“Não tenha dúvida que é gratificante perceber a Uesc como sendo a estadual mais bem avaliada da Bahia, atrás apenas da UFBa, que é uma instituição com maior tempo de criação do que a nossa. Agora, nosso desejo é de renovarmos os esforços para continuar sendo bem avaliados em todos os rankings. Quero destacar que o ranking que mais interessa é o reconhecimento pela sociedade do trabalho que fazemos na Universidade Estadual de Santa Cruz. Certamente, é um momento de felicidade e de reflexão, afinal temos muito por fazer. Aproveito para parabenizar todo o corpo docente, corpo técnico, os discentes, bem como as pessoas que já passaram por aqui e deixaram sua contribuição para que hoje chegássemos a esse nível de ranqueamento”, declarou o reitor.

Por sua vez, a pró-reitora de Graduação, professora Márcia Morel, assinalou que o Ranking Universitário Folha é uma fonte relevante de consulta e referência para estudantes da Educação Básica, possíveis ingressantes no ensino superior, docentes e para o público em geral sobre as universidades de todo o Brasil. “Ter a Uesc como referência na região Nordeste, no Estado à frente das outras UEBAS e, somente atrás da Universidade Federal da Bahia, basicamente reflete que estamos liderando uma longa jornada que começou em 2017 até aqui. É nítido que a UESC não deixou de crescer desde então, mesmo enfrentando dificuldades como o forte contingenciamento, a escassez de investimentos na graduação e o desprovimento da autonomia orçamentária. Entretanto, em cada avaliação realizada, melhorias são agregadas por meio das atividades finalísticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, sempre mirando elevar o sarrafo para o salto qualitativo dos cursos e da nossa universidade”, concluiu.