Notícia

Deputados jovens baianos serão recebidos na Alba na próxima semana

Os 63 deputados jovens baianos de 2023, terão cerimônia de posse e uma série de eventos que simulam e ensinam sobre as atividades parlamentares.

Os 63 deputados jovens baianos de 2023, selecionados em edital da Secretaria de Educação da Bahia (SEC) em parceria com o Programa Deputados Jovens Baianos, da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), serão recebidos no Parlamento estadual de segunda (27) a quinta-feira (30) da próxima semana, para cerimônia de posse e uma série de eventos que simulam e ensinam sobre as atividades parlamentares.

A programação com os deputados jovens baianos começa já na segunda-feira (27), quando os que compõem a segunda turma do programa, após serem acolhidos na Assembleia, terão uma introdução da vivência parlamentar e do processo legislativo. Haverá formação de partidos políticos, eleição dos líderes partidários e formação das chapas para Mesa Diretora.

A cerimônia de posse dos deputados jovens baianos, escolhidos entre 230 estudantes inscritos no edital, com idade mínima de 15 anos e matriculados no ensino médio de escolas públicas e privadas de toda a Bahia, ocorrerá na terça-feira (28), às 9h, no plenário da ALBA, com a eleição da Mesa Diretora, espelhando os ritos do Legislativo baiano.

As atividades prosseguem na quarta-feira (29), quando haverá finalização de pareceres com servidores da ALBA e trabalhos das comissões e reunião partidária. Os jovens deputados contarão com assessores. No último dia, quinta-feira (30), haverá sessão plenária, entrega dos diplomas e reflexões sobre a vivência parlamentar.

De acordo com a coordenadora do Programa Escola e o Legislativo e do Programa Deputado Jovem Baiano, Laura Ramos, trata-se de um projeto que visa despertar no jovem interesse em participar ativamente das atividades do Legislativo. “É importante esse jovem levar para sua comunidade a sua experiência, a vivência parlamentar, despertando assim a sua visão crítica de cidadão, para influenciar outras pessoas, outros alunos”, disse.

Ela contou ainda que, nessa segunda “legislatura” de deputados jovens baianos, aumentou-se de 24 para 63 o número estudantes parlamentares, refletindo a mesma quantidade de assentos que existe na Assembleia. Ao todo, contando com os jovens deputados e com os professores do Núcleo de Educação, 120 pessoas serão recebidas na Assembleia durante o evento. Advindos de 54 municípios baianos, os jovens deputados serão alojados em hotel pela SEC, que também cuidará do traslado dos estudantes.

O edital que selecionou os jovens deputados teve as inscrições encerradas no dia 30 de outubro. Para participar, o estudante teve que elaborar um projeto de lei de sua autoria, pensando na realidade da Bahia, observando problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa. A seleção dos estudantes foi realizada por servidores da SEC e do Programa Deputado Jovem Baiano na primeira semana do mês de novembro. (Ascom Alba)