Notícia

Coral da CAR Canto da Terra se apresenta e surpreende o público do X Cantaju

thumbnail_WhatsApp Image 2023-11-24 at 18.49.14

O Coral Canto da Terra, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), marcou presença nos Concertos de Canto Coral – X Cantaju e encantou o público apaixonado pela arte do Canto Coral. O evento aconteceu nesta sexta-feira (24/11) e sábado (25/11), na capital de Sergipe.  

As apresentações do Coral Canto da Terra aconteceram na Igreja Mórmons e no Centro do Turismo de Aracaju, sob a regência do maestro Gilmar Mendonça. No evento, o Coral Canto da Terra se uniu aos corais CVM, Tom sobre Tom, Ambep, Encanto Conder, Quinta do Imbuí e TRE, que integram o Projeto: Alguém Cantando. 

Os públicos dos dois dias de apresentações foram embalados por canções como Aleluia, Medley Paciência, a Paz, Suíte do Pescador, Aiê Ntooto Nilé e Menino do Pelô, dentre outras. O X Cantaju contou com a participação de corais da Bahia, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte. 

Segundo a coordenadora do Coral Canto da Terra e colaboradora da CAR, no Departamento de Repasses Federais, Natali Lomanto, o Coral Canto da Terra, integra o programa de qualidade de vida de colaboradores e colaboradoras da CAR, e cria um ambiente de trabalho harmônico e mais feliz para a realização das tarefas diárias.  

“Cantar nos eventos da CAR é contagiante e ser reconhecido e viajar para cantar em outro estado é extremamente gratificante, porque cantar é emocionar, é unir as pessoas, promovendo integração com outros grupos de Corais. Só temos a agradecer aos dirigentes da CAR pela sensibilidade com a música e o bem estar de seus colaboradores”, enfatizou Natali. 

Gilmar Mendonça, maestro do Coral da CAR e dos corais do projeto: Alguém Cantando, ressaltou alguns benefícios do canto coral para as pessoas que participam, entre eles os de aspecto cultural, porque contribui com o conhecimento sobre música. Ele observou, que, por outro lado, existem pesquisas que comprovam que a prática da música permite um grande benefício para a saúde e citou como exemplo uma pesquisa realizada na Petrobrás com funcionários (as) ativos (as) e aposentados (as) que participavam de atividades culturais e com a música, que tiveram uma queda de 80% na frequência de enfermidades. “A música impacta diretamente na saúde, aproxima as pessoas e harmoniza as diferenças. Além disso, as pessoas que praticam música coral sabem conviver com as diferenças de forma harmônica”. 

O maestro destacou ainda que a participação no X Cantaju é uma oportunidade para os corais voltarem ainda mais fortalecidos para continuar o projeto com mais qualidade, carregando na bagagem culturas diferentes. 

Cedro Costa e Silva, do Coral da Petrobrás/CVM e Coral Tom sobre Tom, narrou a sensação de participar do evento e de ver o público se surpreender com a apresentação da Bahia. “O auditório estava frio e de repente pegou fogo, fogo baiano, como de Acarajé com Pimenta. A plateia aplaudiu e cantou com a gente, levantou os braços, sacudiu as mãos e pediu mais. Vi Corais cantando, batendo palmas e se embalando ao nosso som. Olhares surpresos como o de uma criança que acaba de ganhar um doce ou um brinquedo. O auditório virou nossa casa ao nos abraçar”. 

O Canto Coral  

O Canto da Terra faz parte de um programa de saúde e qualidade de vida que tem com como meta desenvolver um trabalho de educação musical com responsabilidade e espírito grupal, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos colaboradores da CAR.