Notícia

Secretaria de Saúde de Ibicaraí realiza o Aedes Folia

FOTO01

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Endemias, realizou na manhã da última sexta-feira, dia 24 de novembro, pelas principais ruas da cidade, o AEDES FOLIA, uma das ações de sensibilização do Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti. 

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Atenção Básica e toda a equipe da Vigilância Epidemiológica e teve como objetivo principal promover uma mobilização social para sensibilizar moradores referente à sua responsabilidade individual na eliminação de criadouros do Aedes aegypti em sua residência e a importância da verificação semanal da mesma.

De acordo com o Coordenador de Endemias, José Raimundo de Oliveira Souza, o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) precisa caminhar junto com a sensibilização e mobilização social, pois o sucesso no combate à criadouros, e depende principalmente do morador que está em seu imóvel diariamente. O agente de campo só realiza a visita local entre 40 e 60 dias para monitorar e eliminar criadouros, sendo de fundametal importância o comprometimento e a ajuda do morador em nossa comunidade.

“Montamos mais essa ação pontual para mobilização social e de sensibilização para combater o mosquito da Dengue (Aedes aegypti) de uma forma participativa e alegre com a comunidade. Nosso papel, além do combate ao mosquito, é mobilizar e orientar a população. O verão está chegando e a incidência de casos de dengue, zika e chikungunya tendem a crescer. A prevenção é sempre o melhor remédio”, disse a secretária de Saúde Luna Tavares. (Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí)