Notícia

Prefeitura de Itabuna é pioneira na execução de Residência Multiprofissional de Saúde Pública

WhatsApp-Image-2023-12-01-at-09.45.56

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, instalou a 1ª Comissão de Residência Multiprofissional de Saúde Pública, sendo pioneira no cenário de residência própria na história. O intuito é aperfeiçoar os residentes e promover a inserção qualificada de trabalhadores no Sistema Único de Saúde ( SUS), contribuindo para o aumento da eficácia no sistema.

O programa, que está em processo de adesão, consiste em uma especialização na modalidade de Residência Multiprofissional de saúde com ênfase em políticas de equidade que têm por objetivo desenvolver as competências das áreas de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Serviço Social dos profissionais de nível superior para atuação em serviços integrados de saúde, caracterizada pela integração ensino-serviço- comunidade em campos estratégicos de atuação.

“O município pretende ser executor na Residência Médica, fortalecendo o trabalho realizado pelas nossas universidades e instituições de ensino superior parceiras que atuam por muitos anos em nossa cidade desenvolvendo um trabalho de responsabilidade e cuidado com a saúde”, afirma a coordenadora do programa de Residência Multidisciplinar, Dayse Batista.

Após aprovação de todas as etapas, a Secretaria Municipal de Saúde vai lançar um Edital para a seletiva dos profissionais que desejem fazer a especialização no município. A expectativa é que sejam já selecionados para atuar no próximo semestre.

A Portaria que institui a Comissão do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva: Gestão da Atenção Primária à Saúde, com ênfase em Politicas de Equidade, bem como o Regimento Interno no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde foi publicada na edição eletrônica nº 6.030 do Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, dia 30.