Notícia

Festivais gastronômicos fortalecem o turismo em destinos do litoral baiano 

thumbnail_download

A zona turística Costa do Cacau sediou o 10º Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, um dos destinos mais procurados do litoral baiano. O evento foi encerrado, no último sábado (2), após três dias de atividades, atraindo 40 mil pessoas, com a participação de chefs regionais e nacionais, cozinha show, oficinas e apresentações artísticas. O festival, promovido pela Prefeitura de Itacaré, teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo ( Setur-BA) e de outros órgãos, e curadoria do Instituto Capim Santo. Este ano, o tema “ Essências “ incentivou a preparação de pratos com ingredientes da agricultura familiar.

“ Nossa festa do turismo gastronômico foi mais uma vez um sucesso, com o apoio total do Estado. A ocupação hoteleira ficou entre 80% e 100%. Se a gente aprendeu com os cozinheiros renomados, que vieram de outros estados, eles levaram na bagagem experiências incríveis, oferecidas pelos baianos ”, declarou o secretário de Turismo e Cultura de Itacaré, Marcos Japu.

Já na Costa dos Coqueiros, acontece em Praia do Forte, o 17º Festival Tempero no Forte, com o tema “ Riquezas e Sabores do Litoral Norte da Bahia”. O evento de gastronomia e cultura foi aberto, na última quinta-feira (30), e segue até domingo (10), com a participação de 31 restaurantes de Diogo, Lagoa Aruá e Praia do Forte ( Mata de São João), Guarajuba ( Camaçari) e Massarandupió ( Entre Rios). A iniciativa tem o patrocínio do governo baiano. 

“ Oferecemos um produto cultural e turístico, uma grande festa de sabores e encontros, que movimenta a economia criativa do Litoral Norte“, disse a organizadora do evento, Djanira Dias.

Chocolate e cacau- A Setur-BA participou do Chocolat Festival, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, de 30 de novembro a 3 de dezembro. No maior evento do segmento da América Latina, 14 marcas baianas divulgaram seus produtos e prospectaram negócios. A secretaria promoveu a Estrada do Chocolate, roteiro turístico localizado entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau, que oferece a experiência de vivenciar a história da lavoura cacaueira. 

“ A Bahia tem participado ativamente das edições do festival, mostrando ao mundo chocolates de qualidade e a rica cultura do cacau, um dos maiores atrativos do turismo baiano, que sempre é destaque nos eventos que realizamos, dentro e fora do Brasil “, ressaltou o criador do  Chocolat Festival, Marco Lessa.