Notícia

Nutricionista dá dicas alimentos supersticiosos e nutritivos para incluir no cardápio de final de ano

18f34ec8f2de9ba33d0acee79dfe5beflow

Coordenador do curso de Nutrição da Unime Anhanguera ressalta a importância de optar por alimentos mais saudáveis e variados, mas sem deixar a tradição de lado

A festa de Ano Novo é marcada por rituais e tradições que variam ao redor do mundo. Uma parte significativa dessa celebração inclui a preparação e o consumo de alimentos supersticiosos, muitos dos quais são considerados portadores de simbolismos para o ano que se inicia. Entre as tradições alimentares mais difundidas está o consumo de lentilhas, representando prosperidade e fortuna em algumas culturas.

Essas escolhas alimentares refletem não apenas nos gostos culturais, mas também crenças profundamente enraizadas na busca por sorte, prosperidade e felicidade no ano que se aproxima. Assim, as mesas festivas tornam-se não apenas banquetes para o paladar, mas também rituais carregados de significados simbólicos que conectam as pessoas às suas tradições e à esperança de um futuro auspicioso.
 

O coordenador do curso de Nutrição da Faculdade Unime Anhanguera, Tarcisio Santana Gomes, acredita que ao reunir as receitas à mesa festiva, as tradições culinárias tornam-se uma experiência sensorial e simbólica, além de todo o preparo que pode ser feito em família. “O primordial é buscar um equilíbrio entre alimentos benéficos para a saúde e tradições supersticiosas, o que pode resultar em uma celebração saborosa e nutritiva”

Abaixo, Tarcisio traz algumas dicas de receitas supersticiosas e seus significados, para incluir no cardápio sem fugir da dieta. Confira:
 

Lentilhas: A inclusão de lentilhas nas celebrações de réveillon é uma prática que remete à busca por prosperidade financeira. Nutricionalmente, as lentilhas são uma excelente fonte de fibras, proteínas e diversos nutrientes essenciais. Sua textura versátil as torna uma adição saudável a qualquer cardápio festivo.
 

Uvas: Consumir doze uvas à meia-noite, desejando algo específico a cada badalada do relógio, é uma tradição que permeia muitos lares brasileiros. Além de ser uma maneira divertida de receber o novo ano, as uvas trazem consigo antioxidantes e vitaminas que contribuem para a saúde geral do corpo.
 

Bacalhau: Presente em muitas mesas natalinas, o bacalhau está associado à ideia de pureza e renovação. Sua presença pode ser uma escolha nutricionalmente equilibrada, pois é uma fonte rica em proteínas magras e ácidos graxos ômega-3 benéficos para a saúde cardíaca.
 

Frutas tropicais: A inclusão de frutas tropicais, como abacaxi e manga, em pratos festivos adiciona não apenas sabores vibrantes, mas também uma explosão de nutrientes essenciais, ricas em vitaminas, minerais e enzimas que promovem a digestão, contribuindo para a vitalidade e energia.
 

Salada de Cores: Prepare uma salada colorida com uma variedade de vegetais, como folhas verdes, tomates, cenouras, beterrabas e pimentões. Cores vibrantes simbolizam vitalidade e prosperidade e são comumente usadas nas ceias de final de ano.
 

Salmão ou Outro Peixe: Inclua peixe, como salmão, que é rico em ácidos graxos ômega-3, essenciais para a saúde cardiovascular. Peixes são frequentemente associados à prosperidade. 
 

Arroz Integral: Sirva arroz integral, que é uma fonte de fibras e nutrientes. O arroz é um alimento básico que simboliza abundância.
 

Romã ou Suco de Romã: Inclua romã ou suco de romã, que simboliza fertilidade e boa sorte. Nozes e Sementes: Adicione nozes e sementes aos pratos ou como petiscos. Elas são ricas em nutrientes e simbolizam longevidade e sabedoria. 
 

Chá de Ervas: Sirva chá de ervas, como camomila ou hortelã, para promover a digestão e a sensação de bem-estar.