Notícia

Prêmios confirmam o alto desempenho do turismo baiano em 2023 

thumbnail_Chapada Diamantina - Morro do Pai Inácio - Palmeiras - BA - Foto João

Em 2023, a Bahia conquistou uma variedade de prêmios nacionais e internacionais, confirmando o bom momento do setor turístico, que tem crescido acima da média nacional. Além de dar visibilidade aos destinos, iniciativas e empreendimentos baianos, o reconhecimento demonstra que o estado se preparou adequadamente para receber os turistas. 

O destaque deste ano foi a Rede Batuc – Turismo Comunitário da Bahia, que ganhou projeção internacional ao conquistar o Prêmio Global de Turismo Responsável, na categoria Melhores Soluções para Diversidade e Inclusão,  na feira World Travel Market (WTM), em Londres. A instituição também foi vencedora da mesma categoria, na 10ª edição da WTM Latin America, em São Paulo. 

Parceira da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a rede ficou ainda em terceiro lugar no Prêmio Nacional do Ministério do Turismo, e foi um dos seis finalistas mundiais do To Do Awards, da Feira Internacional de Berlim (ITB). Já o quilombo Kaonge, integrado ao projeto, recebeu o troféu Inspiração, do Melhores do Ano da TV Globo, entregue no último dia 17 a seus representantes, no programa Domingão do Huck.   

Destinos turísticos – Salvador se destacou como o melhor do mundo, na eleição da revista norte-americana Bloomberg Businessweek, além de ser indicada como cidade desejável no Reader Travel Awards, da revista britânica Wanderlust. O distrito de Trancoso, na Costa do Descobrimento, por sua vez, foi incluído como um dos melhores destinos do planeta pela revista Travel + Leisure Travel (EUA).   

A região mais desejada do Brasil, segundo a Bolsa de Turismo de Berlim (Alemanha), é a Chapada Diamantina, também apontada como local preferido pelos viajantes brasileiros, em pesquisa do portal Melhores Destinos. Já Porto Seguro foi a cidade mais procurada do país, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). A praia de Massarandupió, na Costa dos Coqueiros, está entre as 20 melhores do mundo para os naturistas, pela rede de TV norte-americana CNN, e a Quarta Praia, em Morro de São Paulo, foi considerada uma das cinco mais bonitas do planeta, pelo Tripadvisor. 

Gastronomia – A moqueca baiana obteve o 18º lugar entre os melhores pratos de frutos do mar do mundo, do guia on-line Taste Atlas. Por conta do reconhecimento, a Setur-BA promoveu, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seção Bahia (Abrasel-BA), o 1º Concurso da Moqueca, que teve como vencedor o restaurante Maroca Praia, de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento. A enciclopédia gastronômica também considerou o vatapá o 16ª melhor prato do ranking mundial e incluiu a Sorveteria da Ribeira entre as 100 mais icônicas do planeta.  

Outros estabelecimentos gastronômicos reconhecidos foram o Cuco Bistrô, no Pelourinho, em Salvador, que pela quinta vez ganhou o Traveller’s Choice, do Tripadvisor, como um dos melhores do mundo, e o Dona Mariquita, considerado o de Melhor Cozinha Brasileira pela revista Prazeres da Mesa. 

Hotelaria e hospitalidade – No setor hoteleiro,  foram premiados o Grand Premium Brisa, em Costa do Sauipe (troféu Traveller’s Choice, do Tripadvisor, pelas ótimas avaliações dos hóspedes), o Tivoli Ecoresort, em Praia do Forte (primeiro lugar como resort de praia no World Travel Awards Caribeean & The Americas e primeiro lugar do segmento pela revista Prazeres da Mesa), o Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso (segundo melhor resort do mundo pela revista britânica Condé Nast Traveller) e a pousada Quarto Crescente, também em Trancoso (terceira melhor do mundo pelo Traveller’s Choice Awards). Já a hospitalidade baiana foi reconhecida pela plataforma Data Appeal Company, durante a edição de 50 anos da Abav Expo, no Rio de Janeiro. 

“Os prêmios são a melhor prova de que os investimentos do Governo do Estado, junto às esferas federal, municipal, o trade e a sociedade civil organizada, para o fortalecimento da atividade turística, estão trazendo excelentes resultados. O reconhecimento de veículos e entidades nacionais e internacionais mostra que estamos preparados para receber um número recorde, de 6,5 milhões de visitantes, na temporada de verão”, declara o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.