Notícia

Ilhéus atrai fiéis e turistas para celebrar Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião

{D27ADEC4-E5BD-34AC-135C-0EDE02161B50}_650X450

Turistas brasileiros e estrangeiros, desembarcados do navio Costa Diadema, se juntaram à grande multidão no Centro Histórico

Retorno às tradições. Assim foi definida a Lavagem da Catedral de São Sebastião, realizada nesta quinta-feira (18). O início das festividades, uma das mais importantes manifestações religiosas de Ilhéus, ocorreu no Sindicato dos Estivadores, com batucadas e samba de roda comandados pelos líderes religiosos de matrizes africanas. O cortejo de fé arrastou uma multidão, que saiu da Avenida Dois de Julho e percorreu as principais ruas do Centro Histórico em direção às escadarias da Catedral, local onde acontece o ritual.

Foto: Neto Jr.

Presente durante todo o cortejo, o prefeito Mário Alexandre afirmou que além de integrar o calendário turístico, o evento traz uma mensagem de tolerância, união e respeito. “É uma honra e uma grande alegria promover esse momento, parte do reconhecimento da nossa cultura afro-brasileira. Estamos resgatando as festas populares e muitos turistas levarão a rica história de Ilhéus para diversas partes do Brasil e do mundo”. O vice-prefeito Bebeto e a deputada estadual Soane Galvão também prestigiaram o evento.

A manifestação aconteceu no mesmo dia em que o navio Costa Diadema desembarcou no Porto do Malhado, trazendo a bordo aproximadamente cinco mil passageiros. O casal de São Paulo, Gustavo e Fernanda Migliorini, relatou a experiência positiva em conhecer a Bahia e uma parte cultural de Ilhéus. “Primeira vez que visitamos Ilhéus e fomos surpreendidos com essa festa. Queremos conhecer também os pontos turísticos e aproveitar cada momento nessa belíssima cidade”, comentou Gustavo.

Foto: Neto Jr.

Movidos pela fé, devoção, música e alegria, muitas pessoas vestidas de branco acompanhavam o trajeto arrastado por um mini trio no ritmo percussionista dos blocos afros. A lavagem é a manutenção da tradição, a fim de que as pessoas se sintam representadas dentro da sua própria cultura. A festa também faz referência à inserção das religiões de matriz africana nas manifestações culturais do município.

Foto: Neto Jr.

Ritmo e fé – Baianas com trajes típicos desfilaram caracterizadas, carregando jarros com água de cheiro e as vassouras para realizar a limpeza das escadas. A ilheense Mariana Velloso frequenta a festa há bastante tempo, e contou que “o momento é sempre histórico. Uma manifestação que resgata a nossa ancestralidade”.

A festa, idealizada pelos estivadores, acontece desde a primeira metade do século XX, sendo uma manifestação marcada pela fé, emoção e homenagens ao padroeiro da categoria, São Sebastião.

“Hoje nós temos a Prefeitura resgatando a lavagem, uma expressiva da nossa cidade. Quero parabenizar todas as pessoas envolvidas na realização desse grande evento”, frisou Geraldo Assunção, presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus. Das sacadas dos prédios ou varandas das residências, o público registrou de várias formas, o cortejo que partiu da Avenida Dois de Julho até a Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral).

O evento é uma realização da Prefeitura; Sindicato dos Estivadores de Ilhéus; Conselho Municipal de Cultura e Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus (MCPTI). Segundo o calendário, a celebração antecede a comemoração do dia de São Sebastião, em 20 de janeiro.

Efetivos da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal reforçaram a segurança no local. A Secretaria de Saúde (Sesau) disponibilizou ambulância e corpo técnico e a Sutram organizou o trânsito na região. Como manda a tradição, no final da festa um carro pipa refrescou os participantes, aliviando o calor de quase 30ºC.

por Sucom