Notícia

Prefeitura realiza ações para retirada de baronesas e lixo das praias de Ilhéus

ilhéus

Resíduos como plástico, metal, madeira e isopor também entulham trecho do litoral do município

Na manhã deste sábado (27), a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) iniciou a retirada das baronesas acumuladas na areia das praias do Cristo e da Avenida Soares Lopes. A vazão do Rio Cachoeira aumentou na última semana devido ao volume de chuvas na região, e com a defluência, mais plantas foram arrastadas até as praias de Ilhéus.

Conforme a Secsurb, além das baronesas, lixo doméstico e  resíduos como plástico, metal, madeira e isopor entulham trecho do litoral do município. O trabalho está sendo executado por uma equipe composta por 18 servidores, que, manualmente, retiram as baronesas da faixa de areia, bem como através do uso de máquinas.

Ressalta-se que o lixo também é produzido por outras cidades banhadas pelo Cachoeira, fato que traz reflexão sobre a importância de as Prefeituras realizarem ações para limpar e despoluir os seus afluentes. 

baronesas; limpeza; secsurb

Segundo João Aquino, titular da Secsurb, “o governo municipal não tem olvidado esforços para minimizar os impactos causados pelos desastres ambientais, a fim de promover, de forma transversal, um trabalho que garante a segurança do cidadão. Intensificamos os serviços, mas é importante lembrar que a população também precisa colaborar, evitando jogar lixo na faixa de areia e nas vias”, ressaltou.

A ação nas praias ilheenses é coordenada pelo gerente de Operações da Secsurb, Gabriel Lima. Ele informou que o objetivo é concluir o trabalho o mais breve possível, contudo, a remoção continuará enquanto houver necessidade, no intuito de oferecer limpeza e conforto aos banhistas.

As baronesas são plantas invasoras, que quando presentes em um rio indicam alto nível de poluição, bem como abrigam animais peçonhentos. O impacto é visual, mas também afeta o habitat de outros animais.

baronesas; limpeza; secsurb

por Sucom