Notícia

Com 99% das obras concluídas, Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, é vistoriado por secretária da Saúde

WhatsApp-Image-2024-01-29-at-17.48.55

Em poucos meses, o Hospital Estadual Costa das Baleias iniciará os atendimentos para toda a região de Teixeira de Freitas, no extremo sul do Estado. Nesta segunda-feira (29), a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, e o chefe de gabinete do Governo do Estado, Adolpho Loyola, estiveram na unidade para vistoriar as últimas etapas da obra, bem como a implantação dos equipamentos. 

Com 99% das obras físicas concluídas, o Costa das Baleias é estruturado com perfil de hospital geral de referência macrorregional, integrante da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Extremo Sul. A Com 99% das obras concluídas, Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, é vistoriado por secretária da Saúde

Com um investimento de mais de R$ 150 milhões somente nas obras físicas, o local vai disponibilizar atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, inclusive em leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo.

Na ocasião, a titular da Sesab destacou a importância que a unidade de saúde vai representar no processo de regionalização da assistência para o extremo sul.  “Estamos levando a alta complexidade para o interior do estado, fazendo na prática a regionalização da saúde. Hoje, realizamos a vistoria no Costa das Baleias, que será um hospital com um investimento de cerca de R$ 200 milhões e vai representar um grande avanço para a saúde da região”, explicou. 

Com capacidade para mais de mil internações mensais, a unidade vai ofertar atendimentos de urgência 24 horas nas especialidades clínica, incluindo saúde mental, e cirúrgica adulto, funcionando também como retaguarda regional para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O complexo também contará com uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia estruturada para ofertar consultas e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer, além de cirurgias oncológicas e tratamento por quimioterapia, e cuidados paliativos aos cânceres mais prevalentes no país. 

“Realmente estamos falando de uma mega estrutura que vai fortalecer, ainda mais, a saúde de toda região. Esse é o compromisso do governador Jerônimo e, em breve, voltaremos a Teixeira de Freitas para a inauguração do Costa das Baleias”, completou Adolpho. 

Avanços na radioterapia

Na ocasião, a secretária e o chefe de gabinete do Governo também acompanharam o andamento da obra de implantação do serviço de radioterapia no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, que já conta com um acelerador linear, equipamento de última geração que otimiza o tratamento contra diversos tipos de câncer. 

A iniciativa faz parte do Programa de Expansão do Serviço de Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, e teve as obras retomadas após quase três anos de paralisação.

“Essa é uma obra do Governo Federal que foi completamente paralisada na gestão anterior. Assim que assumiu o governo, o presidente Lula retomou a construção. Hoje, a obra está avançada e, em breve, deve oferecer o serviço de radioterapia, visando atender as demandas regionais de assistência oncológica em parceria com Estado e municípios”, comemorou Santana.

Fonte: Ascom/Sesab