Notícia

Direto do plenário da Alba

Os trabalhos do pequeno expediente foram coordenados pelo presidente em exercício, deputado Zé Raimundo Fontes (PT)

Dirigido pelo presidente em exercício da Casa, deputado Zé Raimundo Fontes (PT), o pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta quarta-feira (21), contemplou a fala dos deputados inscritos para o horário. Os oradores subiram à tribuna para repercutir suas agendas, além de trazer suas pautas e posicionamentos.

Zó (PC do B) disse que vai discutir o aumento do valor da tarifa de água da adutora da Mineração Caraíba, com representantes da empresa e dos governos federal e estadual. Segundo o deputado, a majoração da taxa vai impactar diretamente produtores e consumidores das cidades do Norte do Estado que dependem do abastecimento da adutora.

Hilton Coelho (Psol) defendeu que o governador Jerônimo Rodrigues faça uma autocrítica sobre sua fala, no início das aulas da rede estadual, em Feira de Santana. Na ocasião, o gestor estadual condenou a reprovação de alunos. O psolista aproveitou para se solidarizar com a população de Feira, e criticou a gestão municipal, pelos prejuízos com as chuvas na cidade.


Eduardo Alencar (PSD) também tratou sobre os danos causados por temporal, mas em Simões Filho. O deputado, que foi prefeito quatro vezes da cidade, relatou que observou, em visita, obstruções no sistema de drenagem, questionando contratos do Executivo local com prestadoras de serviço de limpeza de canais que totalizam quase R$ 6 milhões.

Robinson Almeida (PT) indagou a Prefeitura de Salvador sobre a desafetação de terrenos públicos para o capital imobiliário em detrimento de políticas ambientais. O petista lamentou também as fortes chuvas que trouxeram estragos nos municípios baianos, enfatizando a situação de Feira de Santana ao desaprovar a falta de ação da gestão municipal.

Olívia Santana (PC do B) registrou contentamento em participar de inaugurações de escolas de tempo integral, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, durante a semana. Ela refutou a informação que exista na Secretaria estadual de Educação uma proposta de aprovação automática de alunos, reforçando que há preocupação legítima em instituir política contra a evasão escolar.

Raimundinho da JR (PL) exaltou a entrega do novo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Dias d’Ávila, nesta quarta, pelo governador Jerônimo Rodrigues, destacando o investimento de cerca de R$ 27 milhões do Governo do Estado no equipamento. O liberal também elogiou a iniciativa de fomentar um parque aquático em Costa do Sauípe.

Dr. Diego Castro (PL) definiu como “crime contra a educação” portaria da Secretaria estadual de Educação que versa sobre aprovação dos alunos do ensino médio. O liberal informou que entrou com ação para anular os seus efeitos, chamando a iniciativa de desrespeitosa por promover, segundo ele, a aprovação automática de estudantes.

Fabíola Mansur (PSB) afirmou que a fala do governador Jerônimo Rodrigues sobre reprovação de alunos foi descontextualizada, tendo o gestor defendido tão somente uma escola mais acolhedora e inclusiva, no intuito de combater a evasão no ensino médio. Ela também tratou sobre PL, de sua autoria, que torna a Feira de São Joaquim Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. (Ascom da Alba)