Notícia

Social de Ibicaraí, em parceria com a Associação do Jacarandá, faz entrega de alimentos do PAB e PAA

ENTREGA2

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibicaraí, em parceria com a Associação do Jacarandá, realizou na tarde da última quarta-feira, 21 de fevereiro, mais uma entrega de alimentos do Programa Alimenta Brasil (PAB) e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). 

A entrega aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) José Nery de Santana, que fica localizado na Vila Felicidade (ao lado da Fábrica de Chocolate) e contou coma presença da secretária de Assistência Social Terezinha Tavares, a coordenadora do CRAS, Edcarla Reis e equipe, além de representantes da Associação do Jacarandá.

Na oportunidade foram ofertados os seguintes produtos oriundos da agricultura familiar local: banana da terra, banana prata, aipim e abacate. Ao todo foram beneficiadas 140 famílias em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social e que são assistidas pelo CRAS e o PIS.

“É importante salientar que a distribuição desses alimentos é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Ibicaraí e a Associação do Jacarandá, que através do seu presidente Paulo Henrique Gomes, conseguiu emenda parlamentar junto ao deputado Daniel Almeida, via Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o que mensalmente tem viabilizado a entrega desses produtos para famílias cadastradas no CRAS e PIS”, disse a secretária Terezinha Tavares. 

Para a coordenadora do CRAS, Edcarla Reis, esses kits variados com produtos da agricultura familiar sempre chegam na hora certa e ajudam muito as famílias contempladas. “Esse mês foram outros produtos e conseguimos atender 140 famílias. Essa parceria do Social com a Associação do Jacarandá tem sido importante e tem ajudado muitas famílias”, disse Edcarla. 

PAB E PAA

O Programa Alimenta Brasil (PAB) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) têm como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Por meio de dispensa de licitação, o poder público compra alimentos produzidos por esses agricultores e os destina a famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras.

Por meio de dispensa de licitação, o poder público compra alimentos produzidos por esses agricultores e os destina a famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras. (Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí)