Notícia

Tica Simões profere aula inaugural na Uesc, no dia 4 de março, segunda-feira

Professora e Pesquisadora Maria de Lourdes Netto Simões membro da Academia de Letras de Ilhéus

A convite do reitor Alessandro Fernandes de Santana, a professora doutora Maria de Lourdes Netto Simões (Tica) vai fazer a conferência de abertura do Semestre Letivo 2024.1 na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no próximo dia 4 de março, segunda-feira, às 9 horas, no auditório do centro de arte e cultura. Na oportunidade, a professora abordará o tema “O papel da Universidade na Produção e Divulgação da Cultura.”

A aula inaugural será realizada também no período noturno, às 19 horas, no mesmo auditório. Tica Simões é doutora em Estudos Portugueses; pós-doutora em Literatura Comparada e Turismo Cultural; e pós-doutora em Literatura Portuguesa Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Professora titular, aposentada, ela foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc (1996-2000), Conselheira Estadual de Cultura da Bahia (2011-2013). Comendadora da Ordem do Ensino Público (Portugal), Comendadora do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI).

A programação da aula inaugural contará com a apresentação espetáculo Bahia da Magia, com o corpo de baile do Studio de Dança Eliana Fonseca, de Ilhéus. Premiado por meio de edital da secretaria de Cultura da Bahia, o espetáculo foi mostrado no Universal Dance Latino-Americano, realizado em Córdoba (Argentina).

Conforme a diretora Eliana Fonseca, Bahia da Magia é um espetáculo que traz aos palcos a ancestralidade através das danças baianas, tendo como referência a história e a cultura afro-indígena-portuguesa, resgatando sua autoestima e sua capacidade de se expressar.