Notícia

Morte de João Nelly de Menezes Regis consterna presidente da Alba

Deputado Adolfo Menezes (PSD)

O presidente Adolfo Menezes apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de pesar pelo falecimento, no dia 23 de fevereiro, do engenheiro agrônomo João Nelly de Menezes Regis, aos 95 anos. Segundo o parlamentar, o baiano de Lençóis foi o responsável direto por introduzir o cultivo de uvas no Sertão do São Francisco, nos anos 1960, e teve papel de destaque no fomento à agricultura irrigada na região do Vale do São Francisco.

O chefe do Legislativo considera a moção de pesar uma “justa homenagem a este notável empreendedor e homem público de significativa importância para a economia do Nordeste do Brasil, em especial do seu Vale do são Francisco, onde prestou enorme contribuição, com suas ideias inovadoras e grandes projetos de irrigação, para tornar a região um grande polo da fruticultura nacional e uma das principais produtoras de vinho do País”.

O documento recupera um pouco da biografia do ex-funcionário da Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), filho de agricultores de sequeiro, que vivenciou, criança, os contínuos revezes econômicos familiares provocados pela falta de regularidade das chuvas no sertão nordestino. Iniciou sua vida estudantil na cidade de Campo Formoso e concluiu o 2º grau em Salvador, para onde foi enviado aos 14 anos.

A moção de Adolfo Menezes recupera trecho de entrevista que concedeu ao jornalista Valber Carvalho, em publicação que o homenageou: “Foi na faculdade [Agronomia, da Universidade Federal da Bahia, no município de Cruz das Almas] que me apaixonei pela irrigação. Saí de lá no final de 1952, decidido a aplicar os conhecimentos aprendidos para a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento da região semiárida”.

O chefe do Legislativo baiano também detalha sua trajetória profissional por passagens em órgãos de articulação, fomento e desenvolvimento da atividade agrícola e, principalmente, da irrigação, destacando êxito na promoção do cultivo de cebolas, cultivo irrigado de algodão de fibra extralonga, tomates, uvas de mesa, vinho e passas, e melão valenciano no Submédio São Francisco. Também citou, entre outras, implantação do Perímetro de Irrigação de Bebedouro, em Petrolina; Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho; Projetos de Irrigação da Região de Juazeiro/Petrolina e Baixio de Irecê. (Ascom da Alba)