Notícia

Prefeitura de Itabuna começa a vacinar pré-adolescentes contra a dengue

Campanha de Imunização contra a Dengue teve ação na UNEX Itabuna - Fotos Pedro Augusto (1)

Pré-adolescentes, com idade entre 10 e 11 anos, já podem ser vacinados contra a dengue a partir desta quinta-feira, dia 29. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, das 8h30min às 13 horas, à Campanha de Imunização contra a Dengue com uma ação na UNEX, na Praça José Bastos.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, fez um alerta aos pais e/ou responsáveis por pré-adolescentes, público prioritário neste primeiro momento da campanha. “Este é um grupo que tem sido muito acometido pela evolução mais grave da dengue e nós precisamos deixar esse alerta”, frisou.

A expectativa é que a partir de novas remessas da Qdenga pelo Ministério da Saúde mais doses sejam disponibilizadas para avançar a mais faixas etárias. Nesta primeira etapa, o município recebeu 4.830 doses, sendo que para esta primeira ação na UNEX Itabuna foram disponibilizadas 1.000 senhas.

“A procura está sendo de forma gradativa, mas a gente espera que numa ação como esta, quando são administradas as primeiras doses, os pais/responsáveis não tenha nenhum tipo de receio, porque é uma vacina totalmente segura e que já vinha sendo administrada de forma pontual nas clínicas privadas”, reforçou a coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito.

Ela lembrou que as pessoas que apresentam febre ou tiveram diagnóstico recente de dengue não devem ser imunizadas. “A recomendação é aguardar seis meses para serem vacinadas. É importante também lembrar que o esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses”, concluiu.