Notícia

Dia da Mulher: UPB aponta expectativa de ampliar representatividade feminina nas prefeituras

1027022024030865eb1226747a3

Dos 417 municípios baianos, apenas 55 são administrados por mulheres

Dos 417 gestores à frente dos municípios baianos, apenas 55 são administrados por prefeitas. Nesta sexta-feira, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a União dos Municípios da Bahia (UPB) chama a atenção para o dado, pois representa apenas 13,19% de representatividade feminina no executivo municipal do estado. Como 2024 é um ano de eleições municipais, a expectativa é que a participação feminina no pleito possa ampliar a representatividade delas na gestão dos municípios na Bahia como uma forma de promover a igualdade de gênero e dar voz às mulheres.

“Nós precisamos ocupar mais espaços de poder como na política e quero aproveitar o dia de hoje para convocar vocês mulheres para esse ano, que estamos aí às vésperas de eleições municipais, que vocês se engajem e que reconheçam o espaço de vocês. Nós estamos aí com várias mulheres no poder e a gente precisa de mais. Estamos buscando mais e mais espaços para que a gente possa estar juntas trazendo melhorias, transformando vidas que é pra isso que nós estamos aqui”, destacou a diretora da UPB e prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães.

Iniciativas que incluem as mulheres prefeitas nas ações da UPB culminam em fatos históricos, como a atual diretoria da entidade. Pela primeira vez, a entidade conta com cinco prefeitas como representantes na diretoria executiva e conselho fiscal da entidade, a convite do prefeito de Belo Campo, Quinho, que preside a instituição. Ao lado de Kitty de Taperoá, a UPB conta com as gestoras Eliana Gonzaga do município de Cachoeira; Fernanda Sá Teles, de Wanderley; Monalisa Tavares, de Ibicaraí e Jailma Dantas, de Banzaê.