Notícia

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) perde o acadêmico André Rosa

André Luiz Rosa Ribeiro

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e a comunidade acadêmica e cultura da região está de luto e triste com a prematura partida do confrade André Luiz Rosa Ribeiro, que ocupava a cadeira nº 34 da “Casa de Abel”.

Domingo, dia 7 de abril, o professor-doutor André Rosa, 57 anos, que presidiu a ALI por dois mandatos, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória e nos deixou nessa vida terrena.

O renomado educador, professor titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DFCH/Uesc) e de importantes instituições culturais da região, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus.

André Rosa deixa um legado significativo no campo acadêmico e cultural, sendo reconhecido não apenas por suas contribuições intelectuais, mas também por sua dedicação ao desenvolvimento educacional e cultural de Ilhéus. E sua partida repentina deixa um vazio imensurável na comunidade.

 O confrade André Rosa, foi nosso convidado e se sentou na mesa da família na formatura de história na Uesc, fomos colegas no curso de pós-graduação em história regional (Uesc) e prestamos concurso juntos para professor de história do colégio modelo de Ilhéus, quando ficamos em Santo Antônio de Jesus por 20 dias sendo avaliados. Além disso, ele votou e fez campanha para a minha entrada na ALI e quando presidente, me convidou para ser membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, bem como fui seu liderado quando presidiu a ALI em dois mandatos, e generosamente fez o prefácio do meu livro de história: “José de Almeida, o populismo em Itabuna” (Direitos Editora: 2022). Portanto, tínhamos uma harmoniosa relação de amizade.

Desejamos ao amigo-confrade um descanso eterno e que avaliado pelo Pai Celestial por suas boas obras e generosidade, que foram maioria em sua vida.

Vercil Rodrigues.       Advogado, professor, jornalista e escritor. Membro-fundador da Academia Grapiúna de Letras (Agral), membro-idealizador-fundador da Academia de letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba) e membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI).