Notícia

Comissão de Educação da Alba promove debate sobre precatórios do Fundef

Trabalhos da reunião foram coordenados pela presidente do colegiado, a deputada Olívia Santana (PC do B)

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos recebeu, nesta terça (30), professores e professoras para discutir o pagamento dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef). Segundo os profissionais, o dinheiro já foi depositado pelo Governo Federal ao Governo da Bahia desde o mês de março, mas o dinheiro ainda não foi repassado aos trabalhadores.

Presidente do colegiado, a deputada Olívia Santana (PC do B) acredita que o projeto para o pagamento dos precatórios pode ser o mesmo projeto enviado pelo Governo da Bahia no ano de 2023. A parlamentar explicou que diante do impasse sobre o projeto do abono aos professores, que o Executivo estadual envie ao Parlamento baiano projetos distintos: um sobre os precatórios e o outro sobre abono.

Olívia Santana comunicou que os professores estão em estado de mobilização e solicitou uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, com a secretária de educação, Rowenna Brito, e com o secretário de relações institucionais, Jonival Lucas. A parlamentar solicitou aos pares que acompanhem os debates e que todos façam um esforço de acompanhar os processos sobre ajuste salarial da categoria dos professores e sobre os precatórios. Na oportunidade, a parlamentar manifestou pesar pelo falecimento da professora Jaqueline Correia.

O deputado Hilton Coelho (Psol) fez coro com a fala da presidente do colegiado e disse não entender a falta de pagamento imediato dos precatórios aos professores. A deputada Soane Galvão (PSB) finalizou afirmando que o professor é a base de tudo no Brasil e que precisa ser mais valorizado.

Além dos parlamentares citados, também compareceram à reunião os deputados Penalva (PDT), Jurailton Santos (Republicanos), Robinson Almeida (PT) e Pancadinha (SD).