Notícia

Pesquisadora Jaqueline Góes conhece o Caminhão com Ciência

thumbnail_Design sem nome (1)

A cientista destaca a importância do projeto da Uesc

Os estudantes da Escola Rotary Renato Leite da Silveira viveram um dia diferente na rotina do Colégio. Sábado, dia 8 de junho, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) levou até a Escola o Projeto Caminhão com Ciência, com as presenças da cientista baiana Jaqueline Góes de Jesus, professores, monitores e bolsistas das áreas de conhecimento que integram o projeto.

A pesquisadora Jaqueline Góes, biomédica e Doutora em Patologia Humana, é um destaque mundial na Biomedicina e Biotecnologia, especialmente por sua liderança no sequenciamento do genoma do Sars-Cov-2 (Coronavírus). Seu trabalho foi essencial no combate à Covid-19 e continua inspirando cientistas e comunidades no Brasil e em vários países.

A professora e pesquisadora pode responder às perguntas dos estudantes da escola Rotary, conheceu a equipe do projeto Caminhão com Ciência formada por professores da Uesc nas áreas de Física, Química, Matemática, Biologia, Saúde, Geografia, Engenharias e estudantes dos cursos de graduação da Uesc (monitores – bolsistas e voluntários). Também projetos de extensão que colaboram com o Caminhão, como Saúde com Ciência, Permacultura e PET Solos, e Prevenção de Acidentes e Conservação da Natureza com enfoque em serpentes.

Acompanhada pelo coordenador do projeto Caminhão com Ciência, professor Neurivaldo Guzzi Filho, a Dra. Jaqueline elogiou o trabalho e esforço da Uesc em difundir a ciência e levar conhecimento científico para um público bastante carente desta aprendizagem, que são os estudantes das escolas públicas das periferias. “Foi uma experiência muito boa, estou encantada em ver como está sendo feito, como as coisas acontecem de forma simples e eficiente”, avaliou.

Jaqueline foi nomeada como embaixadora da Ciência no Brasil pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a missão de popularizar a Ciência no país, além de influenciar outras mulheres, principalmente negras, a estarem em cargos de protagonismo nessa área de atuação. Sexta-feira, dia 7, ela visitou o campus Professor Soane Nazaré de Andrade, foi recebida pelo Reitor da Uesc, Alessandro Fernandes que a convidou para voltar a Universidade em outras oportunidades. Por fim, ministrou Oficina “Caravana da Ciência: interiorização de conhecimento e saberes”, que reuniu diversos estudantes e docentes da Universidade no Auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto.