Notícia

Homenageados com a Comenda de Mérito Firmino Alves agradecem a honraria

thumbnail_Solenidade de entrega da Comenda de Mérico Firmino Alves no Teatro Candinha Dória - Fotos Pedro Augusto (2)

Ao discursar na solenidade de entrega da Comenda Firmino Alves a 10 personalidades que mais se destacaram nos segmentos religioso, jurídico, econômico e social de Itabuna, o secretário municipal de Governo, Rosivaldo Pinheiro, foi enfático ao dizer que o reconhecimento é gratidão.  

Antes, ele prestou homenagem póstuma a duas crianças que faleceram em decorrência de incêndio na casa onde moravam no São Lourenço e declarou que os itabunenses e as autoridades estavam sob luto pela tragédia. O secretário pediu aos presentes que fizessem preces a Deus para que conforte a família.

Quanto às homenagens, o secretário Rosivaldo Pinheiro reafirmou que os cidadãos e cidadãs de Itabuna anualmente têm reconhecido o esforço, a dedicação e amor que as pessoas homenageadas dedicaram à cidade. “Esta é uma noite especial e de festa em que esta cidade cosmopolita os abraça”, discursou.

Falando em nome dos distinguidos com a comenda, a desembargadora federal Maízia Seal Carvalho, 1º Juíza federal de Itabuna e diretora do Fórum Federal da cidade, a partir da instalação da Subseção da Justiça Federal em 2006 falou de sua alegria pessoal e dos demais homenageados.

“Quem vive e trabalha nessa terra acolhedora, sente-se feliz e honrado. A comenda leva o nome do fundador de Itabuna. Hoje aos 114 a cidade tem aquela juventude impetuosa e a vitalidade de quem tem muito a oferecer e haverá de crescer. Aqui vive um povo guerreiro que trabalha e se desdobra em favor da comunidade”, disse.

“Aqui chegou entre idas e vindas em 1988 em razão de minhas funções. Mas nunca esqueci e me afastei dessa terra, de amores pelo cacau, pela beleza do Rio Cachoeira. Como não se apaixonar. Aqui encontrei um grande amor, tive meus filhos e fiz amigos. Minha história e da Justiça Federal passam por Itabuna. Contei com servidores competentes e dedicados”, acrescentou.

O cardiologista Glaucio Werneck Mozer disse que recebeu a homenagem mais importante  concedida pela Prefeitura de Itabuna. “Cheguei há 17 anos e acredito que consegui fazer um trabalho que foi reconhecido. Montamos um serviço de hemodinâmica e cirurgia cardíaca que só colheu frutos com mais de 20 mil procedimentos”, afirmou.

Segundo o médico, há efetividade e um serviço 24 horas que é referência em toda a região na prevenção e combate ao enfarte. “Tenho certeza de que fazemos a diferença. Antes do serviço, haviam mortes em torno de 30% e atualmente essa mortalidade é menor que 10%. É lógico que precisamos melhorar, mas atingimos níveis perto dos registrados na Europa e dos  países desenvolvidos”, realçou.

 O Ten-Cel PM Robson Farias da Silva, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, recebeu o medalhão e o diploma de comendador da secretária municipal de Transportes e Trânsito, Hanna Moraes. Em razão de problemas com o pouso por questões climáticas, o corregedor-geral da Justiça Roberto Maynard Frank receberá a comenda em outra data.

O oficial da Polícia Militar da Bahia declarou que também estava satisfeito com o resultado do trabalho dos seus comandados, praças e oficiais. “Graças a Deus, Itabuna é a 4ª cidade mais segura no estado, onde houve uma redução de 40% nos registros de homicídios. Que possamos continuar assim por muitos anos com reflexo na vida das pessoas, na geração de emprego e renda”, ressaltou.

O desembargador do TJBA Raimundo Sales Cafezeiro agradeceu a comenda que o fez lisonjeado com o reconhecimento. “Representa mais um momento de alegria na minha vida e estarei à disposição da população de Itabuna para continuar prestando os nossos serviços”. O magistrado é natural de Jequié.