Notícia

Prefeitura de Itabuna inicia rodada de diálogos com empresas para promoção de cursos de qualificação

Secretário Mauro Ribeiro e o diretor Sandro Matos na rodada de diálogos com empresas para promoção de cursos de qualificação. Fotos Pedro Augusto (3)

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) deu início na manhã desta sexta-feira, dia 8, à primeira rodada de diálogos com representantes de empresas de diversos segmentos econômicos da cidade. Hoje, foram reunidos representantes das redes atacadistas Mix Mateus e Atacadão.

O objetivo destes encontros, de acordo com o secretário Mauro Ribeiro, é para a qualificação dos trabalhadores que já estão em atividade e também a mão de obra que está em busca de colocação ou voltando ao mercado de trabalho.

“Precisamos identificar quais são as vagas que essas empresas atualmente têm mais dificuldade de serem preenchidas, para que possamos promover oficinas em parceria com o SEBRAE e qualificar essa mão de obra que poderá preencher essas vagas”, explicou.

Em paralelo a esse processo, de acordo com o secretário, também identificar cursos que precisam ser aplicados com a mão de obra já admitida pelas empresas de todos os segmentos econômicos. “Desta forma, também podemos contribuir com a retenção desses trabalhadores nas empresas, consequentemente evitando novas demissões”, completou.

A analista de RH do Mix Mateus, Milena Figueiredo, considerou de extrema importância essa iniciativa da Prefeitura. “Ajuda muito, porque contribui para colocar no mercado de trabalho profissionais muito mais preparados para atender às expectativas das empresas. O Programa de Apoio ao Trabalhador e às Empresas (PROATE) é um excelente projeto que tem ajudado a transformar vidas”, disse.

Já a analista de RH do Atacadão, Jéssica Cruz, salientou que profissionais bem preparados apresentam um diferencial num processo seletivo.“Anualmente fazemos cerca de 10 contratações de Jovens Aprendizes, por exemplo, e aqueles que passam por um bom curso preparatório são admitidos. Hoje, nossa empresa absorve cerca de 60% desses jovens”, exemplificou.