Notícia

Direto do plenário da Alba

66130-901467-2025-08-19-18-37-27

O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta terça-feira (19), oportunizou a fala de todos os oradores inscritos. Durante o horário, os parlamentares fizeram uma homenagem póstuma ao funcionário aposentado e ex-chefe da Segurança da Casa, Nelson Xavier Gonzaga, que faleceu, nessa segunda-feira (18), aos 77 anos. A presidente Ivana Bastos solicitou um minuto de silêncio ao plenário, em memória do servidor.

Hilton Coelho (Psol) prestou solidariedade às famílias das professoras Alexsandra Suzart e Maria Helena Bastos, e sua filha Mariana Bastos, assassinadas perto da Praia dos Milionários, em Ilhéus, na sexta-feira (15). Também defendeu a valorização da polícia investigativa da Bahia, apoiando o pleito da categoria em ter remuneração de nível superior.

Pedro Tavares (UB) também repercutiu a morte das três mulheres, citando outros crimes ocorridos em Ilhéus, no mesmo final de semana, em uma barraca de praia e na BA-120. Além de externar solidariedade às famílias enlutadas, o deputado cobrou mais sensibilidade, empenho e presença das forças de segurança do Estado no município.

Robinho (UB) criticou o pedido de autorização do Governo do Estado para mais um empréstimo, no valor de R$ 4,5 bilhões junto ao Banco Mundial (Bird). De acordo com o parlamentar, o Executivo está “rolando dívidas, pegando empréstimos para pagar precatórios” e não vai honrar possíveis promessas com prefeituras municipais.

José de Arimateia (Republicanos) celebrou os 20 anos de fundação do Republicanos, anunciando que estará, em Brasília, na próxima segunda-feira (25), quando acontecerá a festa oficial de aniversário seu partido. Ele elogiou a trajetória e seus correligionários, enfatizando, entre outros aspectos, que é o “único partido que conta com uma faculdade”.

Bobô (PC do B) registrou a importância da audiência pública que debateu, na Casa, o fechamento de agências no interior e na capital, do Santander, Itaú e Bradesco, e a ‘pejotização’ dos bancários. O deputado agradeceu o apoio da presidente Ivana Bastos, por ter recebido a categoria em seu gabinete, e dos colegas da Comissão de Infraestrutura.

Rosemberg Pinto (PT) respondeu a Robinho, citando que o secretário estadual Manoel Vitório (Sefaz), em reunião, na ALBA, pela manhã, explicou que o PL substitui operações financeiras já contratadas por novo empréstimo a juros menores e prazo maior. Sobre o crime em Ilhéus, o petista afirmou que o aparelho de segurança agiu imediatamente.

Zó (PC do B) tratou das iniciativas para o fortalecimento da segurança pública, com propostas enviadas à ALBA que reestruturam as polícias. O deputado, com forte atuação no Sertão do São Francisco, defendeu uma companhia independente da PM em Remanso, dentro do PL do Executivo que cria comandos regionais, batalhões e companhias.

Olívia Santana (PC do B) destacou audiência pública da Comissão de Educação que debateu, a seu pedido, a situação dos mototaxistas, motoboys e motociclistas. A deputada quer discutir, com a Secretaria da Fazenda, PL de sua autoria que propõe a isenção de ICMS na compra de motocicletas novas pela categoria, assim como concedido a taxistas.

Raimundinho da JR (PL) subiu na tribuna para fazer um apelo aos seus pares pela reabertura da Comissão Especial de Assuntos Territoriais. O liberal informou que existe uma demanda de diversos prefeitos, a exemplo de Cipó, para debater divisas, anexações e limites territoriais dos seus municípios.