Notícia

Estudantes da Uesc conquistam prêmios nacionais no Expocom 2025

png

Universidade se consolida como referência nacional em produções acadêmicas em Comunicação.

Estudantes do curso de Comunicação Social – Rádio, TV e Internet (RTI) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram vencedores em quatro categorias do 31º Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação, que premia os melhores trabalhos práticos da área de Comunicação. O resultado final foi divulgado durante o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado entre os dias 1º e 5 de setembro, na FAESA, em Vitória (ES).

 Entre os premiados, David de Jesus Bela e Hugo Martins de Santana foram os campeões na categoria Vinheta, com o trabalho “Corpos dissidentes: falando de arte, amor e pertencimento”. A dupla também foi premiada na categoria Produção Multimídia, com o projeto “Babel: no beat da periferia”. O referido trabalho foi uma produção transmídia orientado pelo Prof. Rodrigo Bomfim.

Na categoria Ficção em Vídeo, o estudante Brendo Amaral Santos conquistou o prêmio com o trabalho “Alvo – Violência policial contra corpos negros no Brasil”, orientado pelas professoras Verbena Córdula e Betânia Barreto. Já o estudante Thalys Henrique Pereira Santos recebeu o reconhecimento em Direção de Fotografia com o projeto “O festim de Saturno”, também orientado pela profa. Betânia Barreto.

 A estudante Laysa Reis Trindade, ficou entre os cinco finalistas, vencendo a etapa regional com o trabalho “Intersecção”, na categoria Filme de ficção curta metragem, realizado sob orientação da profa. Betânia Barreto.

 Realizado desde 1977, o Intercom é o maior encontro acadêmico da área da Comunicação no Brasil, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais para debater temas ligados ao Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Rádio, TV, Cinema, Produção Editorial e Mídias Digitais.

A Uesc já vinha acumulando conquistas em edições anteriores do Expocom e, em 2025, ampliou o número de indicações e de vitórias, consolidando-se como referência nacional em produções acadêmicas em Comunicação.