Academia de Letras de Ilhéus empossa a educadora e escritora Elisa Oliveira

Na noite de ontem, dia 16/9, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI), empossou em prestigiada sessão a educadora e escritora Elisangela Aparecida Leitão de Oliveira (Elisa Oliveira), como membro efetivo da cadeira nº 4 – cujo patrono Aloisio de Carvalho e fundada por Wilde de Oliveira Lima –, e anteriormente ocupada pelo jornalista Antônio Lopes.

Na solene sessão, que foi conduzida pelo presidente da ALI Josevandro Nascimento (cadeira 14), a confreira foi saudada pela acadêmica e vice-presidente da ‘Casa de Abel’ Luh Oliveira (cadeira 3), que sobre a nova Confreira declarou: “Elisa Oliveira chega a esta Casa como professora, que desperta o pensamento filosófico desde a infância; como escritora, que publica livros capazes de tocar corações e abrir horizontes; como articuladora coletiva, que fortalece, com outras mulheres, redes como o Leia Bahia e tantos projetos literários; e como pesquisadora em formação, que hoje, na UFSB, no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais, aprofunda o que sempre guiou sua vida: a certeza de que a educação é o caminho da liberdade”.


Elisa Oliveira em seu discurso de posse, presentou as autoridades civis, militares e políticas, além da imprensa (sites, blogs e jornais), familiares e convidados, revivendo historicamente um pouco da trajetória do patrono Aloisio de Carvalho e do fundador da cadeira 4 Wilde de Oliveira Lima.

Além dos acadêmicos da pioneira academia de letras do sul da Bahia, prestigiaram o evento a vice-prefeita e secretária de política para as mulheres de Ilhéus, a advogada Wanessa Rocha Bonfim Gedeon, que emocionada disse da importância da nova confreira para a educação e cultura regional, bem como do compromisso do governo municipal com as politicas afirmativas. Além dos confrades-representantes da Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral), Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus (Aljil), Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg) e da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba).


Elisa Oliveira é filósofa e escritora e possui diversos livros publicados. É nome recorrente nos principais eventos literários da Bahia e do Brasil. É professora da rede estadual e mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais na UFSB. É autora de mais de 20 obras, entre livros literários e didáticos, como as coleções “Aprendiz de Filósofo” e “Cogito, Ergo, Sum”, que nasceram de sua prática em sala de aula. Sua produção dialoga com filosofia, ancestralidade, educação antirracista e infância, destacando títulos como “A Menina Feita de Mar”, “Theo e o Sol na Cabeça” e “Perguntas de Cor”.