Notícia

Roberto Cerqueira assume presidência do Comitê de Enfrentamento à Violência e Pessoas Desaparecidas em Ilhéus

WhatsApp Image 2025-10-07 at 16.39.57 ed

O investigador e dirigente sindical Roberto Cerqueira tomou posse como presidente do Comitê Permanente de Enfrentamento à Violência e Pessoas Desaparecidas de Ilhéus, na Câmara Municipal, durante sessão desta terça-feira (07/10). O colegiado é uma resposta do Legislativo municipal à alta da violência no município, especialmente depois do assassinato de três mulheres, em agosto deste ano, caso que ganhou repercussão nacional.

Roberto Cerqueira é dirigente do SINDPOC (Sindicato dos Policiais Civis da Bahia) e representa a entidade no Comitê. Na ocasião, também foi empossado o vice-presidente Pedro de Oliveira dos Santos (SindGuarda), além de Adriana Gonzaga dos Santos (1ª secretária) e Wandércio Paiva Santana (2º secretário), ambos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM).

O presidente do colegiado explicou que a atuação será coletiva e vai se pautar pelo compromisso com a vida, a justiça e o acolhimento das famílias que sofrem com a ausência de entes queridos. “Vamos trabalhar por uma cidade mais justa, de paz, para que possamos mostrar para todos que Ilhéus é, de fato, a Princesinha do Sul”, afirmou Roberto Cerqueira.

O novo organismo do município tem como missão elaborar, fortalecer e unificar ações de enfrentamento à violência em Ilhéus. A proposta surgiu a partir de um requerimento apresentado pelo vereador Gurita (PSD) e aprovado pelo plenário da CMI.

Gurita informou que a criação do Comitê é pioneira no município e demonstra o compromisso da CMI. “Pela primeira vez na cidade de Ilhéus, teremos instituições e pessoas da sociedade civil em um comitê extremamente representativo, que possa, permanentemente, acompanhar todas as questões ligadas ao índice de violência da cidade, que está muito alto, e todos nós