Uesc fortalece inclusão esportiva ao apoiar Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Ilhéus
O apoio institucional fortalece o caráter pedagógico, social e comunitário do projeto
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebeu, no dia 20, o triatleta olímpico e gestor do projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Juraci Moreira, acompanhado de Márcia Bertoncello, consultora da Porto, patrocinadora do núcleo de Ilhéus. O encontro, mediado pelo professor Alberto Kruschewsky, do curso de Educação Física, reuniu adolescentes participantes do projeto,os seus familiares e equipe técnica em uma manhã dedicada ao esporte e ao estreitamento das relações institucionais.
A atividade destacou o papel estratégico da Uesc na manutenção do projeto, viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão, e reforçou o impacto social da iniciativa no município. Para Márcia Bertoncello, a visita permitiu avaliar de perto como o apoio da empresa se traduz em resultados educacionais. Segundo ela, o projeto evidencia “disciplina, inclusão, valores e oportunidades que refletem diretamente na formação das crianças”.

Os jovens atletas participaram de uma programação teórica e prática com o triatleta Juraci Moreira, que elogiou o empenho dos participantes. Ele ressaltou a dedicação demonstrada “em pleno feriado e debaixo de chuva”, destacando o entusiasmo dos alunos durante as atividades de natação, corrida e ciclismo, com ênfase para a demonstração no rolo livre.
Para o professor Alberto Kruschewsky, a integração entre universidade, patrocinadores, famílias e equipe técnica reafirmou o compromisso do núcleo de Ilhéus em promover desenvolvimento humano por meio do esporte, oferecendo espaço de formação cidadã e incentivo ao alto rendimento.
Criada em 2015, em Curitiba, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões reúne atualmente mais de 2.100 jovens em 36 núcleos distribuídos pelo país. A iniciativa na Bahia é executada pela Federação Baiana de Triathlon, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio institucional da Uesc, que fortalece o caráter pedagógico, social e comunitário do projeto.











