Notícia

Ilhéus marca presença na FENAGRO 2025 com foco em agronegócio e nas experiências rurais

{DC420D4B-CD04-8D11-0AEB-6EAC8E0180AC}_450X650 aaa

Stand oficial do município apresentará a diversidade e a produção do cacau e do chocolate

A Prefeitura de Ilhéus marca presença na FENAGRO 2025, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, realizada entre 29 de novembro e 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. Em sua última edição, o evento recebeu mais de 250 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 160 milhões em negócios. Neste ano, o município participa com o objetivo de destacar seu potencial no agronegócio e no turismo rural, além de reforçar sua consolidação como capital mundial do cacau e do chocolate.

Através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e pela Secretaria Municipal de Turismo, a presença na FENAGRO projeta a cidade como destino plural, evidenciando a produção de cacau fino, chocolates premiados mundialmente e o avanço das tecnologias agropecuárias. O stand oficial conta com sete expositores que representam a diversidade e a produção local:

  • Brasilis Doces da Terra, com geleias artesanais de mel de cupuaçu e cupuaçu cristalizado;
  • Dengo Chocolates, com chocolates de origem e ações de turismo rural em fazenda centenária;
  • Licor Iracema, com licores finos de chocolate, geleias e nibs;
  • Martinus Chocolate, reconhecida por seus chocolates de origem do sul da Bahia;
  • Benevides Chocolates, premiada no Salon du Chocolat de Paris mais de cinco vezes, trazendo desde sabores tradicionais até o inovador chocolate “acarajé”, além do projeto Colina Benevides Experiências, com imersões em fazendas de cacau e o famoso “banho de floresta”;
  • Sítio do Véi Chico, com produção artesanal de chocolates e derivados integrada a hospedagem privativa.

Cada expositor traz o resultado direto de um agronegócio em processo de modernização, que vai do cultivo cabruca na Mata Atlântica à industrialização.

Durante a feira, o público também conhecerá histórias sobre a trajetória de retomada da economia cacaueira após a crise provocada pela vassoura-­de-­bruxa na década de 1990.

A presença de Ilhéus na FENAGRO 2025 reforça o município como destino completo e reafirma seu protagonismo na exportação de cacau e derivados, com práticas que valorizam o agricultor, preservam o bioma e impulsionam a inovação no campo.

Foto:Capela velha