Egresso de Medicina da Uesc conquista 2º lugar em Prêmio do CNPq
O egresso do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), José Joaquim Raposo Neto, conquistou o segundo lugar no 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS, na Categoria “Produtos e Inovação em Saúde”, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O trabalho premiado, intitulado “Espectroscopia no Infravermelho Próximo com Aprendizado de Máquina Supervisionado como Ferramenta de Triagem para Neutropenia”, é fruto de projeto de Iniciação Científica (IC) desenvolvido na Uesc, sob orientação da professora Luciene Cristina Gastalho Campos Luiz (Departamento de Ciências Biológicas), e pesquisadores colaboradores da Uesc e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Para a professora Luciene Gastalho Campos Luiz, “trata-se de um reconhecimento de alcance nacional, que evidencia a qualidade da nossa iniciação científica, a relevância social das pesquisas conduzidas na instituição e o impacto da formação dos nossos egressos no fortalecimento do SUS”. O resultado divulgado pelo CNPq e Ministério da Saúde reforça a visibilidade e o protagonismo da Uesc na pesquisa em saúde e na formação de excelência.
Em parceria do CNPq com o Ministério da Saúde, o prêmio reconheceu o mérito de pesquisadores, professores e profissionais de todas as áreas do conhecimento cujos trabalhos tenham contribuído de forma relevante para o Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS).












