Hospital de Base de Itabuna promove palestra de prevenção de acidentes e segurança no trabalho
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou uma palestra educativa voltada à prevenção de acidentes e à segurança no ambiente de trabalho. O evento aconteceu no final do mês de janeiro.
Promovida de forma integrada pelo Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), a ação reuniu condutores de ambulância e colaboradores para serem integrados ao serviço de manutenção e profissionais de áreas estratégicas para o bom funcionamento da unidade hospitalar.
A palestra foi conduzida pelo técnico em segurança do trabalho Pedro Souza e pela enfermeira Verônica Gonçalves, integrantes do SESMT. O objetivo foi conscientizar os colaboradores sobre os principais riscos ocupacionais e a importância da adoção de práticas seguras no desempenho das atividades.
Para os condutores de ambulância foram abordados temas como: direção em pista molhada, riscos de atropelamento de animais nas rodovias, perigos da condução sob fadiga ou cansaço e a necessidade de atenção às condições gerais dos veículos.
“Reforçamos a importância da realização do checklist antes das saídas, com a verificação completa do veículo, principalmente sobre as condições dos pneus. Com vida útil inferior a 50%, os pneus já representam risco à segurança”, destacou Pedro Souza.
Já para os novos integrantes da manutenção, as orientações tiveram como foco principal, a segurança no manuseio de máquinas e equipamentos, trabalhos em altura, a exemplos de andaimes, escadas e telhados. Além disso, foram abordados tópicos como riscos biológicos e cuidados ergonômicos durante a jornada de trabalho.
A palestra foi ministrada com base nas Normas Regulamentadoras (NR-12, NR-17 e NR-32). “Reforçamos a cultura de prevenção e cuidado com a vida”, completou Verônica Gonçalves.
O encontro também foi utilizado para apresentar os serviços de saúde ocupacional disponibilizados pela unidade hospitalar aos colaboradores, a exemplo de acompanhamento nutricional, fisioterapia e acupuntura que contribuem para a promoção da saúde e do bem-estar durante as atividades laborais.












